O coelho azul e a sua toca: contributos heurísticos da mediação da leitura na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Educação inclusiva, Autismo, Mediação da leitura

Resumo

Objetivo: Analisar o projeto de leitura Fábrica Mágica Azul que, através da mediação da informação, incide sobre a importância da leitura na socialização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para otimizar seu aprendizado, a relação interpessoal do indivíduo, incentivando sua autonomia e interação social. Métodos: Trata de uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos pressupostos da Teoria Sócio-Histórica e da metodologia de pesquisa-ação, os materiais e instrumentos de pesquisa incluíram análise documental, observações e diário de campo. Resultados: Foi analisado um projeto de leitura, utilizado de 2018 a 2019, com duas crianças autistas, uma de grau leve e outra, severo não verbal, cuja metodologia utilizada no projeto possuía foco na inclusão escolar. Outrossim, as ferramentas utilizadas nessa conjuntura do brincar diferente sob a ótica do autismo, tais como contação de histórias, música, blocos de montar, massinha de modelar até exposição de desenhos visando à melhora progressiva da qualidade de vida da criança com TEA. Conclusão: O projeto possibilitou avanços significativos nas competências cognitivas e sociais das crianças ao passo que promoveu de maneira mais acolhedora e efetiva a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Rayara Bastos Barreto, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Funcap). 

Cláudio Abreu Barreto Júnior

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual do Ceará.

 

Referências

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Publicado

2022-02-13