Organização da informação no Instituto Médico Legal Estácio de Lima – Maceió/AL

Autores

Palavras-chave:

Sistemas de informação, Gestão em saúde, Gestão da informação

Resumo

Introdução: Em todo e qualquer contexto informacional a presença de profissionais da informação, como bibliotecários e arquivistas, pode se configurar como uma preciosa contribuição para o processo de organização, representação, armazenamento e recuperação da informação. Esse estudo tem como objetivo geral analisar o processo de organização da informação física e eletrônica no Instituto Médico Legal Estácio de Lima. Métodos: A pesquisa foi do tipo qualitativa com abordagem exploratória. O universo de pesquisa contemplou a direção-geral e os profissionais que atuam diretamente no arquivo do instituto pesquisado. Foi realizada uma entrevista estruturada com o diretor-geral e foi aplicado questionário com profissionais do arquivo. Resultados: Foi constatada, entre outras coisas, a carência de um projeto que contemple a modernização nos processos de registro e recuperação da informação e a necessidade de implantação de um sistema de informação mais robusto, bem como a existência de espaço físico inadequado para o tratamento e a guarda dos documentos que atualmente ocupam muito espaço. Conclusão: Conclui-se que, para além do processo de modernização das instalações físicas e do aparato tecnológico, o bibliotecário pode ser inserido no contexto da gestão da informação no instituto e assumir atividades relacionadas a organização, tratamento, acesso e recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edleusa Torres de Melo

Graduada em Biblioteconomia. Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Francisca Rosaline Leite Mota, Universidade Federal de Alagoas.

Doutora em Ciência da Informação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFAL (PPGCI/UFAL). Líder dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Informação e Saúde (LAPIIS) e Núcleo de Estudos em Informação, Tecnologia e Inovação (NESITI). Atua diretamente com projetos de organização documental em instituições de saúde e instituições de amparo à pesquisa, Gestão Eletrônica de Documentos (GED), Prontuário Eletrônico do Paciente e Tecnologia da Informação. 

Nelma Camêlo Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência da Informação. Atualmente, é professora Adjunta e Coordenadora no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

1. Daniel VM. Os sistemas de informação em saúde e seu apoio à gestão e ao planejamento do SUS: uma análise de estados brasileiros. [Dissertação] Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2013.

2. Branco MAF. Informações em saúde: uma ciência e suas políticas em uma nova era. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

3. Ministério da Saúde (Brasil). Sistema de informação sobre mortalidade. [acesso 25 jun 2020]. Disponível em: https://dados.gov.br/dataset/sistema-de-informacao-sobre-mortalidade

4. Souza MFM. de. Dos dados à política: a importância da informação em saúde. [acesso em jan 2019]. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 17, n. 1, p. 5-6, mar. 2008. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742008000100001&lng=pt&nrm=iso

5. Haux R. Health information systems - past, present, future. [acesso em fev 2019] International Journal of Medical Informatics, v. 75, p. 268-281, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1386505605001590?via%3Dihub

6. Carvalho MS. Informação: da produção à utilização. In: ROZENFELD, S. Fundamentos da Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. p. 301.

7. Machado AF. Avaliação da gestão do conhecimento em um hospital: proposta de uma estrutura conceitual na perspectiva de gestores e profissionais de saúde. [Dissertação de Mestrado]. 145 f. Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis; 2016.

8. D`Agostino MA. informação e gestão do conhecimento na OPAS/OMS: avanços e propostas. In: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, R. B. Gestão do conhecimento em saúde no Brasil: avanços e perspectivas. Brasília, DF: Organização Pan-Americana de saúde, 2009. 140 p.

9. Moya J. Informação em saúde para a tomada de decisão. In: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Gestão do Conhecimento em Saúde no Brasil: avanços e perspectivas. Brasília, DF: [s. n.], 2009. cap. VI, p. 140.

10. Poleza M. Gestão do conhecimento na área da saúde: plataforma colaborativa como meio de preservação da memória organizacional. [Dissertação]. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis; 2017.

11. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde. 1. ed. Brasília, DF: CONASS, 2007. 291 p.

12. Faustino GO, Hüning SM. O plano "juventude viva" em Alagoas e a naturalização da relação entre juventude e violência. In: SCISLESKI, A.; GUARESCHI, N. Juventude, marginalidade e direitos humanos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. cap. 5, p. 224.

13. Ribeiro MCSDA, Barata RB. Condições de saúde da população brasileira. In: Giovanella L et al. Políticas e sistemas de saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. cap. 5, p. 1100.

14. Giovanella L et al. Políticas e sistemas de saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. 1100 p.

15. Caldas RW, Amaral CAAD. Mudanças, razão das incertezas: introdução à gestão do conhecimento. Brasília, DF: CLA, 2002.
16. Poal. INSTITUTO MÉDICO LEGAL ESTÁCIO DE LIMA. Períciaoficial.al, 2019. [acesso em fev 2019] Disponível em: http://www.periciaoficial.al.gov.br/iml/instituto-medico-legal-estacio-de-lima/historico

17. Cardoso LM. Medicina legal para o acadêmico de direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. 176 p.

Downloads

Publicado

2022-02-13