Protocolo clínico da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde: o primeiro curso autoinstrucional da UNA-SUS UFPI

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Curso, Autoinstrucional

Resumo

Introdução A Universidade Federal do Piauí inseriu-se na Rede UNA-SUS em 2013. Até 2019, a equipe não havia ofertado curso no modelo auto instrucional. Com a pandemia e a necessidade de capacitação em relação à Covid-19 a equipe buscou uma parceria com a Secretaria Executiva para aprender a ofertar este tipo de curso.   O curso foi organizado em cinco unidades didáticas nas quais as orientações do Protocolo foram cuidadosamente trabalhadas para melhor entendimento e, consequentemente, para maior segurança do profissional e do paciente. A experiência promoveu um domínio da equipe, que conseguiu ofertar outros cursos autoinstrucionais. Objetivo: Ofertar o protocolo da Covid-19 para Atenção Básica elaborado pelo Ministério da Saúde no formato de curso. Resultados: O curso promoveu grande número de concluintes, sendo mais mulheres da área de enfermagem e que trabalhavam em unidades básicas. As regiões do país mais participativas foram a Nordeste, seguida da Sudeste. Foram usados os Recursos Didáticos, Objetos de Aprendizagem, apresentações em do powerpoint, animações e vídeos com especialistas, textos de referência para leitura obrigatória e complementar, além de infográficos. Conclusão: a oferta foi um grande aprendizado para equipe da UNA-SUS UFPI. O curso teve uma excelente aceitação com grande número de egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anathália Cristina S. de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em gestão pública Especialista Em redes de computadores. Universidade Federal do Piauí.

Caroline de Paulo Tajra, Centro Universitário UniFacid

Acadêmica de Medicina da UNIFACID.

 

 

Nayana Duarte da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Divulgação científica e cultural pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Mateus Marinho Medeiros, Universidade Federal do Piauí

Médico. Mestrando em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí.

 

Lis Cardoso Marinho Medeiros, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Enfermagem, professora da Universidade Federal do Piauí e coordenadora da UNA-SUS UFPI.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (Covid19) na Atenção Primária à Saúde versão 9 – Brasília : Ministério da Saúde, 2019.
2. Lobo LC. Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS : formação profissional e o direito à saúde : evidência científica e a qualidade da prática. Teresina : EDUFPI, 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-11