Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças

uma experiência da área hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re2

Palavras-chave:

Pediatria, Educação Permanente, Enfermagem

Resumo

Introdução: trata-se de um relato de experiência do planejamento, organização, operacionalização e avaliação de um projeto de extensão desenvolvido no formato de curso de extensão com base nos princípios da educação permanente. O momento de educação permanente deu-se a partir da parceria entre os docentes do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Secretaria Estadual de Saúde desse estado. Métodos: o curso foi planejado pela instituição de ensino, organizado e operacionalizado nas salas de aulas e laboratórios de habilidades do departamento de enfermagem da universidade, no período de 3 meses, com duração total de 40 horas. Resultados: participaram do curso 43 técnicos de Enfermagem e enfermeiros que exercem suas atividades em hospital de referência em acidentes, violências e traumas do público infantil. A maior parte dos profissionais avaliou como ótimo o curso e relatou a oportunidade de aprendizagem com algo significativo em suas vidas profissionais e pessoais. Conclusão: os resultados afirmam o compromisso social dos cursos extensão realizados pelas universidades. Além disso, cabe destacar o quão são mais eficientes as propostas de educação permanente quando se considera a interlocução com conhecimentos dos envolvidos em todo o processo.

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Biografia do Autor

Jônas Sâmi Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Enfermagem do Trabalho e Especialista em Saúde Mental no contexto multidisciplinar. Atualmente é professor do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nas áreas de saúde coletiva, epidemiologia e atenção integral à criança e ao adolescente.

Fábia Barbosa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2009), linha de pesquisa Epidemiologia e Saúde. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde. Graduada em Enfermagem.

Dandara Rayssa Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira/Servidora Pública da SMS de Natal/RN. Aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) do Departamento de Odontologia da UFRN. Aluna da especialização em Dermatologia em Enfermagem (DENFER/UFRN).

Guilherme Mota de Rezende, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase em Mercado de trabalho, Migração, Saúde da Criança e Febre reumática.

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Publicado

2020-07-20