Sala virtual em anatomia humana como estratégia facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro Universidade de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-2770-8060
  • Diego Pires Rocha Universidade de Pernambuco – UPE
  • Giliarde Almeida da Silva Universidade de Pernambuco – UPE
  • Rafaela Morais da Silva Universidade de Pernambuco – UPE

Resumo

Objetivo: Desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em Anatomia Humana. Metodologia: Este relato de experiência descreve uma sala virtual criada de forma complementar ao ensino da Anatomia Humana de uma universidade pública do Vale do São Francisco. O administrador configurou a sala virtual e os moderadores possuem acesso às avaliações e realizam intervenções. A sala foi organizada em doze tópicos, sendo o primeiro desses “Apresentação da disciplina”, contendo informações sobre a disciplina e AVA, assim como uma pesquisa sobre as características sociodemográficas e de aprendizagem do acadêmico. Dez tópicos sobre os conteúdos das disciplinas, contendo as aulas teóricas do sistema anatômico abordado, textos didáticos, links para materiais de livre acesso, questionários e fóruns com casos clínicos para discussão. O último tópico “Avaliação da disciplina” contém uma pesquisa com feedback. As atividades eram monitoradas proporcionando interação com os acadêmicos. Resultado: Todos os acadêmicos aderiram à sala virtual de maneira total ou parcial. O perfil da turma pode ser traçado a fim de delinear estratégias de ensino. Os tópicos relacionados aos conteúdos foram acessados por todos os estudantes, e as atividades (fóruns e questionários) respondidas de maneira satisfatória. As respostas à avaliação da disciplina foram pouco aderidas, mas houve positividade nas respostas. Conclusão: As tecnologias de informação e comunicação são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. A sala virtual em Anatomia Humana proporcionou a participação ativa dos discentes inscritos na plataforma, favorecendo a aprendizagem ativa e colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro, Universidade de Pernambuco

Professora de Anatomia Humana. Colegiado de Nutrição daUniversidade de Pernambuco.

Diego Pires Rocha, Universidade de Pernambuco – UPE

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Morfologia pela UFPE, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutorando em Educação, UFRGS. Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco.

Referências

Dyer G, Thorndike M. Quidne mortui vivos docent? The evolving purpose of human dissection in medical education. Academic Medicine, 2000;75(10):969-979. [Acesso em: 12 set 2018]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11031139.

Brinke B et al. Anatomy education and classroom versus laparoscopic dissection-based training. Academic Medicine, 2014; 89(05): 806-810. [Acesso em: 12 set 2018]. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/2014/05000/Anatomy_Education_and_Classroom_Versus.32.aspx.

Júnior AAP. Perspectivas do acadêmico de educação física no ensino da anatomia humana. Rev. Uniabeu, 2017; 10(25). [Acesso em: 05 set 2018]. Disponível em: http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1984

Tavano PT, Oliveira MC. Surgimento e desenvolvimento da ciência anatômica. Anuário da Produção Acadêmica Docente, 2008; 03(03). [Acesso em: 07 set 2018]. Disponível em: http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1551/1/v.2%2C%20n.3%2C%202008-73-84.pdf.

Santos Neto E, Franco ES. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Rev de Educ. do COGEiME, jan-jun 2010;19(36). [Acesso em: 18 out 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a02v22n83.pdf

Weller W. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Soc. estado. [online]. 2010; 25(2): 205-224. [Acesso em: 18 out 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/se/v25n2/04.pdf.

Stallivieri LO. Sistema De Ensino Superior Do Brasil Características. Tendências E Perspectivas, 2013; 2-22. [Acesso em: 15 out 2018]. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/sistema_ensino_superior.pdf

Silva NA, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 2015;20(4):1099-1107. [Acesso em: 10 out 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000401099&script=sci_abstract&tlng=pt

Schlosser RJ. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@ - Rev Digit. da CVA - Ricesu, fev 2010; 6(22). ISSN 1519-8529. [Acesso em: 10 out 2018]. Disponível em: http://www.pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/128/11.

Gomes LF. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação: Rev. Aval. Educ. Sup. Campinas, 2013;18(01):13-22. [Acesso em: 15 out 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772013000100002&script=sci_abstract&tlng=pt

Fornaziero CC, Gil CRR. Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Anatomia Humana. Rev. Bras. de Educ. Med., Rio de Janeiro, 2003; 27(02). [Acesso em: 08 set 2018]. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/biologia_artigos/1anatomia_ntecno.pdf

Pedró F. A tecnologia e a transformação da educação, 2016. [Acesso em: 08 set 2018]. Disponível em: https://fundacaosantillana.org.br/pdfs/santillana_LAC150216_Portugues.pdf

Gomes RR, Friedrich M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Anais., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92. [Acesso em: 15 set 2018]. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf

Codd A, Choudhury B. Virtual reality anatomy: Is it comparable with traditional methods in the teaching of human forearm musculoskeletal anatomy? Anatomical Sciences Education, 2011; 4(3):119-125.

Dougiamas M, Taylor PC. Interpretive analysis of an internet-based course constructed using a new courseware tool called Moodle. 2002. [Acesso em: 19 out 2018]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Peter_Taylor11/publication/246515358_Interpretive_analysis_of_an_internet-based_course_constructed_using_a_new_courseware_tool_called_Moodle/links/0c960529ee85a5a57a000000/Interpretive-analysis-of-an-internet-based-course-constructed-using-a-new-courseware-tool-called-Moodle.pdf

Quase deuses. Direção: Joseph Sargent. Roteiro: Peter Silverman e Robert Caswell. Produção: Mike Drake e Julian Krainin. Interpretes: Alan Rickman; Mos Def; Mary Stuart; Kyra Sedgwick e outros. Hollywood, EUA: HBO, 2004. 1 DVD (110 min.), son., color. [Acesso em: 02 out 2018]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qx0Ohh1FfEU.

Bedê PV, Aragão LP. O Facebook® como ferramenta de ensino em um programa de monitoria Rev. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, CE, jan./jun. 2018; 03(04):3-10. Acesso em: 19 set 2018]. Disponível em: periodicos.ufc.br/resdite/article/download/32825/72943

Tenório T, Laudelino MA, Tenório A. A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância. EaD em FOCO. Rev. Cient. Educ. Dist., dez 2015; 5(3). ISSN 2177-8310. [Acesso em: Acesso em: 02 out 2018]. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/147

Downloads

Publicado

2018-12-27