Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino na saúde

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re4

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia da Informação, Blog, Doação de Órgãos

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de um grupo de mestrandas na construção de um blog educativo. Método: Relato de experiência, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado por cinco alunas do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará. A construção do blog ocorreu em setembro de 2019, em quatro etapas: 1. definição do tema; 2. criação, seleção e divulgação dos conteúdos; 3. acompanhamento dos acessos e comentários; 4. apresentação para os docentes e discentes do curso. Resultados: O blog foi intitulado “Doação e transplante de órgãos: aprender para ensinar”. Os conteúdos foram diversificados em seções, dentre elas: Texto Informativo; Quiz; Charges; Vídeos, Links, “Você Sabia?” e outros. No primeiro mês de manutenção virtual foram contabilizados 863 acessos. As seções mais visitadas foram o Quiz e o Vídeo. Dos comentários registrados emergiram três categorias que evidenciaram as potencialidades do blog: Esclarecimentos e Informações sobre a temática doação-transplante; Estímulo à doação de órgãos; Reconhecimento do uso da tecnologia nos processos educativos. Na apresentação aos docentes e demais discentes, o material foi avaliado, atendendo às propostas do mestrado profissional, enquadrando-se como um produto técnico. Conclusão: A experiência favoreceu a construção de um ambiente de ensino-aprendizagem inovador, centrado no protagonismo dos discentes.

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Biografia do Autor

Anna Yáskara Cavalcante Carvalho de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Hospital Universitário Walter Cantídio – UFC (2012). Cursando Mestrado Profissional Ensino na Saúde (UECE). Servidora Pública. Enfermeira no Instituto Doutor José Frota (IJF) e na Secretaria Estadual da Saúde do Ceará, lotada na Central Estadual de Transplantes. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em doação de órgãos e transplantes.

Kenile Lopes Julião, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2010). Especialista em saúde do trabalhador - UECE/ Especialista em unidade terapia intensiva. Cursando Mestrado Profissional Ensino na Saúde (UECE). Exerce o cargo de enfermeira na Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho do Estado do Ceará - Coordenação de Saúde nas Residências Inclusivas. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem em saúde mental.

Eunice Minervino de Carvalho Neta, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2013). Residência em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Especialista em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria pelo Centro Universitário Fametro. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UNIATENEU. Cursando Mestrado Profissional Ensino na Saúde (UECE). Atualmente é docente do Centro Universitário Ateneu na disciplina Saúde mental. Enfermeira Responsável Técnica e docente do Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará. Coordenadora de Enfermagem do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na docência, gestão e psiquiatria.

Juliana Soares Rodrigues Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionista. Graduada em Nutrição pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2012). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Especialização em Nutrição Clínica e Funcional em andamento pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Cursando Mestrado Profissional Ensino na Saúde (UECE). Atualmente é Preceptora do Centro Universitário Estácio do Ceará. Tem experiência profissional como Coordenadora de Projetos Nutricionais pela Prefeitura de Fortaleza.

Rosimeyre Anastácio da Silva Barros

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1993). Especialista em Saúde Pública (1999). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2003). Especialista em Saúde e Segurança no Trabalho (2008). Especialista em Ergonomia (2019). Cursando Mestrado Profissional Ensino na Saúde (UECE).  Enfermeira da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e Enfermeira do Trabalho do Serviço Social da Indústria - SESI - Departamento Regional do Ceará. Tem experiência na área de Segurança e Saúde do Trabalho, com ênfase em Enfermagem do Trabalho e Saúde Coletiva.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016). Doutor em Saúde Coletiva (UECE, 2011). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001). Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). Professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB. Coordenador da Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE). Coordenador do Projeto de Extensão - Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL), desde 2009. Conselheiro no Conselho Regional de Educação Física - CREF5. Foi professor de Educação Física escolar na Educação Básica pública e privada durante 16 anos. Avaliador de cursos de graduação - INEP/MEC.

Antônio Germane Alves Pinto, Universidade Regional do Cariri

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1999). Especialista em Saúde da Família-UECE (2002) e em Educação Profissional pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (2003). Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde-UECE (2008). Doutor em Saúde Coletiva-UECE (2013). Pós-Doutor em Educação-PPGE/UECE (2019). Professor Adjunto K da Universidade Regional do Cariri-URCA/CE. Membro da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem. Tem experiência em assistência, ensino, gestão acadêmica e pesquisa estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, estratégia saúde da família, produção do cuidado em saúde, saúde mental, práticas clínicas, qualidade de vida e formação profissional em saúde. Atualmente, é Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da URCA, em Crato/CE; Professor Formador do Curso de Educação Física da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UECE; Docente do Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) - Nucleação Ceará e Nucleadora URCA, Mestrado Acadêmico em Enfermagem da URCA e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES) da UECE. Participa do Programa de Mentoría da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE). Pesquisador do Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) da Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL e Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa - Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN) - URCA.

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Publicado

2020-07-20