A plataforma Kahoot!® no ensino de histologia em um curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re1

Palavras-chave:

Histologia, Aplicações da Informática Médica, Educação Médica

Resumo

Introdução: O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as alterações nos perfis dos cursos da área da saúde exigem que a formação e o modo de mobilizar conhecimento se reinventem. Assim, não é novidade que os métodos tradicionais deem lugar às inovações das Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de games no ambiente acadêmico. Objetivo: Relatar uma experiência de aprendizagem associada a jogos e tecnologias digitais no conteúdo de disciplinas básicas das áreas da saúde. Métodos: O estudo formata-se em relato de experiência sobre o uso do Kahoot! ® no contexto do ensino de histologia na educação médica. Resultados: O uso do jogo por meio das TICs, para que os estudantes mobilizassem os conteúdos, mostrou-se como uma ferramenta promissora no sentido de incentivar a motivação e o engajamento durante o processo de estudo. Conclusão: A experiência e o desempenho dos estudantes foram favoráveis, demonstrando que o Kahoot!® é uma tecnologia aplicável na educação superior em saúde no conteúdo das matérias básicas. Por fim, sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos para aprofundar as possibilidades de uso dessa tecnologia.

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Biografia do Autor

Jardel de Almeida Monteiro, Universidade Federal de Jataí

Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Maitê Assis Rodrigues, Universidade Federal de Jataí

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2015). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e Inovação no setor público. Atuou em projetos relacionados ao desenvolvimento e implementação de modelos de Gestão de Pessoas, com foco em Dimensionamento da Capacidade Produtiva e Gestão de Desempenho.  

João Gabriel de Moura, Universidade Federal de Jataí

Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Ana Paula da Silva Perez, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Biologia Celular e Estrutural, docente do curso de Medicina da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Jataí (UFJ).

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Publicado

2020-07-20