Elaboração e inserção de jogos sérios em cursos autoinstrucionais na área de Odontologia: relato de experiência da equipe pedagógica da UNA-SUS/UFMA

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância, Jogos de vídeo, Materiais de ensino

Resumo

Introdução: Os jogos computacionais, antes restritos às atividades de entretenimento, têm alcançado novos espaços como importantes ferramentas na educação em saúde. Assim, o objetivo deste relato foi descrever o processo de elaboração e inserção de jogo educativo sério (serious game), denominado Dental Case, como recurso educacional em cursos autoinstrucionais na área de Odontologia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, proveniente das reflexões vivenciadas pela equipe pedagógica da UNA-SUS/UFMA durante a elaboração do Dental Case. Resultados: Após a leitura dos materiais de base do curso e a identificação do tema, foram elaborados o roteiro e os itens de avaliação, seguidos dos elementos gráficos do jogo. O Dental Case foi programado em uma plataforma exclusiva para hospedagem de jogos produzidos pela UNA-SUS/UFMA e disponibilizado aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Conclusão: Os jogos sérios podem ser adaptados como estratégia de gamificação, promovendo motivação, engajamento e aprendizado. A experiência de desenvolvimento dos Dental Cases tem envolvido profissionais da UNA-SUS/UFMA de diversas áreas do conhecimento e promovido aprendizado aos envolvidos por meio do compartilhamento de diferentes conhecimentos e pontos de vista.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Políticas, planejamento, gestão e avaliação em saúde bucal pela Universidade Federal de Pernambuco e em Ortodontia pelo Centro de Educação Continuada em Odontologia do Maranhão. Designer Instrucional da Universidade Aberta do SUS/UFMA.

Elisa Miranda Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão. Fez mestrado e doutorado no curso de Pós-graduação em saúde coletiva. Desenvolveu atividades na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, participando inicialmente de treinamento e posteriormente de análises utilizando a técnica CHECKERBOARD, como parte do Projeto de Pesquisa Temático BRISA (proc. FAPESP n 2008/53593-0). 

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA. É líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação (CNPq/UFMA). Foi Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, no período 2015-2017. Como pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde, Atenção Primária em Saúde, Aplicativos para Dispositivos Móveis, Sistemas de Gestão e Acompanhamento Educacional, Inovação aberta.

Josiely Nogueira Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Atenas Maranhense. Especialização em Educação a distância Gestão e Tutoria e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização em Informática na Educação no Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Atualmente, trabalha como Pedagoga na Universidade Aberta do SUS na Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA e é integrante Técnica do Grupo de Pesquisa do CNPQ SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde.

Paola Trindade Garcia, Universidade Federal do Maranhão

Fisioterapeuta, doutorado em Saúde Coletiva (UFMA) , mestre em Saúde Coletiva (UFMA), Residência Multiprofissional em Saúde (UFMA). Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distancia (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf.  

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Publicado

2022-06-30