Uso de citações bibliográficas diretas e indiretas como fundamento teórico em fóruns virtuais de discussão

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Fóruns de Discussão, Citação Bibliográfica

Resumo

Introdução: Este artigo examina o modo com que estudantes do curso de especialização em saúde indígena da Universidade Federal de São Paulo articulam e expressam suas ideias e aprendizado em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, no uso da ferramenta modular ‘Fórum de Discussão’, e a partir da análise das citações bibliográficas, diretas e indiretas. Métodos: Procedemos à releitura e à reinterpretação utilizando o método ‘análise de conteúdo’ de 890 postagens de 140 estudantes ao longo do ano de 2020 e 2021. Resultados: Registramos escassas referências às leituras obrigatórias disponibilizadas, com postagens predominantemente denunciantes e opinativas, amiúde relacionadas às dificuldades na prática cotidiana do serviço de atenção primária à saúde. Além de fraca ancoragem teórica, as postagens apresentaram restrito aprofundamento crítico, com raros intercâmbios entre os pares. Cogitamos alguns possíveis motivos, dentre eles: deficiência de interpretação e redação de textos; pouca experiência em trabalhos acadêmicos e pesquisas bibliográficas; insegurança e inibição e, por fim, nossa inabilidade em perguntar. Conclusão: Sugerimos novas pautas de discussão na agenda pedagógica do curso, dentro de cenários do ensino mediado por interfaces virtuais, na perspectiva das dimensões ecológica, tecnocientífica e simbólica.

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Biografia do Autor

Maurici Tadeu Ferreira Santos, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), Departamento de Medicina Preventiva, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva.

Lavinia Santos de Souza Oliveira, Projeto Xingu - Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina UNIFESP

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo / Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), e coordenadora de RH do Projeto Xingu, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

Pablo Natanael Lemos , Projeto Xingu - Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina UNIFESP

Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Especialista em Saúde Coletiva, Saúde Indígena, Endodontia e Gestão em Saúde. Integrante do Projeto Xingu, da Universidade Federal de São Paulo há 15 anos e cirurgião- dentista do Ambulatório do Índio - Hospital São Paulo. Coordenador de tutoria e docente do Curso de Especialização em Saúde Indígena da UNIFESP/UNASUS

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Publicado

2022-06-30