Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista de Ciências Sociais (RCS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada em 1970 traduzindo o desenvolvimento da pesquisa e das atividades docentes do então Departamento de Ciências Sociais e Filosofia.

A Revista tem como objetivo publicar os resultados de pesquisas empíricas e teóricas, além de resenhas de livros recentes, em Antropologia, Sociologia e Ciência Política em todas as suas sub-áreas ou vertentes metodológicas. RCS é publicada em Acesso Aberto e não cobra dos autores quaisquer taxas de processamento ou submissão.

RCS publica a cada número um dossiê temático central e artigos e resenhas avulsos. A revista aceita submissões de artigos ou resenhas inéditos e que não estejam sendo avaliados para publicação simultaneamente em outro periódico e adota uma definição restrita de coautoria.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: A fronteira como campo de pesquisa

Avaliado por Pares

Editores
  • Eric Cardin
  • José Coelho Albuquerque
  • Clayton Cunha Filho
  • Luiz Paiva
  • Secretaria RCS
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista de Ciências Sociais, periódico acadêmico vinculado ao departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, de publicação semestral até 2017 (Jan-Jun/Jul-Dez) e quadrimestral (Mar-Jun/Jul-Out/Nov-Fev) a partir de 2018, convida para a submissão de artigos, ensaios, resenhas e propostas de dossiês temáticos.

Os manuscritos são submetidos a avaliação em duplo cego por pares escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo. Veja as Diretrizes para Autores para maiores informações e clique aqui para iniciar o procedimento de submissão.

É importante atentar que submissões de artigos escritos por mais de um autor deverão obedecer aos critérios de coautoria adotados pela revista e enviar, como anexo, uma declaração atestando a conformidade de acordo com o seguinte modelo.

Artigos que realizem testes estatísticos ou qualitativos deverão enviar os bancos de dados e scripts utilizados como Documentos Suplementares juntamente ao manuscrito, ou disponibilizá-lo de outra forma a fim de permitir a replicação pelos pareceristas.

As resenhas deverão tratar de obras recentes, cuja publicação não exceda os últimos 5 anos.

As propostas de dossiê devem seguir as seguintes instruções

Veja aqui as chamadas para Dossiê em aberto.

RCS adere aos princípios de Ética na Pesquisa Científica do COPE (Committee on Publication Ethics) - http://www.publicationethics.org

 

Periodicidade

De publicação semestral entre 1970 e 2017, RCS passa a ser publicada quadrimestralmente a partir de 2018, com o Número 1 referente aos meses de Março a Junho; Número 2 referente aos meses de Julho a Outubro; e Número 3 referente aos meses de Novembro a Fevereiro.

 

Política de Acesso Livre

RCS é publicada em Acesso Aberto e não cobra dos autores quaisquer taxas de processamento ou submissão. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ética em Pesquisa e Publicação e Política Antiplágio

A Revista de Ciências Sociais (RCS) baseia seu trabalho na crença de que o bom fazer científico se baseia em preceitos éticos e normas de conduta visando à transparência e integridade dos resultados atingidos como forma de melhor avançar e socializar de forma pública o conhecimento científico gerado.

Por preocupar-se com a Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações, RCS recomenda aos autores, pareceristas e editores de dossiês a leitura dos seguintes documentos e diretrizes básicas aos quais subscrevemos:

a)      a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;

b)     as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes

c)      o Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 http://www.fapesp.br/boaspraticas/;

d)     a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf)  

e)      o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);.

Além disso, acreditamos que praticar plágio, ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e quando utilizem artigos ou fontes de outros autores, os mesmos devem ser obrigatoriamente citados. Casos suspeitos poderão ser submetidos a verificação por meio de software antiplágio e é possível que os autores recebam eventuais questionamentos referentes a eventuais indicações apontadas pelo software utilizado durante o processo avaliativo. Em caso de plágio comprovado, os manuscritos serão devolvidos aos autores.

 

Por último, adotamos uma definição restrita de coautoria e manuscritos com mais de um(a) autor(a) deverão se submeter à Definição de Coautoria e enviar a Declaração exigidos abaixo.

 

Definição de Coautoria

Para o envio de submissões com mais de um autor, a Comissão Editorial de RCS precisa ser informada sobre a contribuição específica de cada autor(a) nas distintas etapas de elaboração do mesmo.

Entendemos que a atribuição de coautoria deve se dar apenas a quem deu alguma contribuição intelectual significativa para a pesquisa e redação. Seguindo a boa prática da área de Ciências Socias, são aceitos pela revista como coautores somente aqueles que deram uma contribuição acadêmica substancial e direta em pelo menos dois dos componentes típicos de uma pesquisa:

a) Concepção e desenho;
b) Coleta e processamento dos dados;
c) Análise e interpretação dos dados.

Além disso, considera-se imprescindível que cada coautor tenha participado diretamente da redação de partes do texto.

Cada pessoa listada como autor deve, além disso, ter lido as sucessivas versões do texto e aprovar a versão final, sendo assim solidária ética e academicamente com a integralidade do seu conteúdo e por ele respondendo para todos os efeitos.

 

Modelo de Declaração de Coautoria (OBRIGATÓRIO PARA TEXTOS COM MAIS DE UM AUTOR)

Para a submissão de manuscritos com mais de um autor, cada participante deverá preencher uma declaração contendo:

a) Identificação do texto: Título do texto; nome dos co-autores;

b) Identificação do co-autor: Nome, nacionalidade, documento de identidade, endereço completo;

c) Descrição da participação específica em:

1) concepção e desenho da pesquisa;

2) coleta e processamento dos dados;

3) análise e interpretação dos dados;

4) detalhamento da colaboração na elaboração do texto final;

d) Declaração de que aprova a versão final e assume a co-responsabilidade ética e acadêmica pela integralidade do conteúdo.

f) Local, data e assinatura.

Este documento deverá ser anexado, em formato PDF, como documento suplementar, deixando desmarcada a opção “Habilitar documento aos avaliadores”.

 

A Comissão Editorial de RCS se reserva o direito de aceitar ou não a atribuição de coautoria para os respectivos participantes assim declarados.

 

Chamadas para Dossiê em Aberto

Envie sua proposta de Dossiê a RCS! Veja detalhes em nossas Instruções para Propostas de Dossiês

--

Vol. 50, n.1, 2019

Dossiê: 50 anos do curso de graduação em Ciências Sociais da UFC

Organizador: Cesar Barreira (UFC)

Breve


Vol. 50, n.2, 2019

Dossiê: Colonialidades do crer, do saber e do sentir: implicações epistemológicas nos estudos da religião

Organizadores:

Prof. Anaxsuell Fernando da Silva (Unila)

Prof. Carlos Eduardo Pinto Procópio (IFSP/Cebrap)

Breve

 

Indexadores

Resultado de imagem para logo google scholar    

EBSCO Information Services logo.png