Vítimas da violência e a judicialização dos conflitos sociais no Brasil

Autores

  • Clodomir Cordeiro de Matos Júnior Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Palavras-chave:

Vítimas, Violência, Judicialização, Democracia, Brasil.

Resumo

O artigo pretende explorar o lugar da figura da vítima contemporânea nas dinâmicas do sistema de justiça brasileiro e seu protagonismo no processo de construção dos contornos da democracia no país. Frente esse objetivo, analisamos no presente texto experiências de familiares de vítimas da violência armada em seus contatos com as instituições jurídicas no Brasil. Em um arranjo social onde a avaliação da legitimidade dos regimes democráticos passa pelo controle das práticas dos seus agentes, familiares de mortos e desaparecidos em São Paulo emergem na esfera pública brasileira questionando as competências jurisdicionais dos trâmites, investigações e julgamentos dos processos que iniciaram a mais de uma década na esfera jurídica estadual.

Biografia do Autor

Clodomir Cordeiro de Matos Júnior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Bernardo, MA. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre as Cidades (CITADINOS-UFMA). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Endereço postal: Rua Chico Lemos, 55. Bairro: Cidade dos Funcionários. Fortaleza, Ceará, Brasil. CEP: 60822-785.

E-mail: clodomir.cordeiro@gmail.com

Principal publicação: Reconhecimento e violência: exercícios de cidadania. In: Barreira, César (org.). Violência e conflitos sociais: trajetórias de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 209-228

Última publicação: Corpo e violência: experiências cotidianas em contextos marcados pela criminalidade e pelo medo. O público e o privado. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, n° 29, p. 73-92, Set. 2017.

Referências

ARAS, Vladimir. Direitos Humanos: federalização de crimes só é válida em último caso. Consultor Jurídico, nº 17, p. 1-15, 2005. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2005-mai-17/federalizacao_crimes_valida_ultimo>.

BIONDI, Karina. Juntos e misturados: uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2010.

CASTRO, Marcela Baudel de. “Breves considerações acerca do Incidente de Deslocamento de Competência (IDC)”. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3590, 30 abr. 2013. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/24267>. Acessado em: 12/02/1024.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

MÃES DE MAIO. Mães de Maio: do luto à luta. São Paulo: Giramundo Artes Gráficas, 2011.

________________. Mães de Maio, mães do cárcere: a periferia grita. São Paulo: Fastprint, 2012.

MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de. Violência, cidadania e medo: experiências urbanas em Fortaleza. Dissertação (Mestrado). Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2008.

_________________. Vítimas da violência: ressonâncias sociais da criminalidade no Brasil. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014

PIOVESAN, Flávia; VIEIRA, Renato Stanziola. Federalização de crimes contra os direitos humanos: o que temer?. Boletim IBCCRIM, nº 150, p. 123-135, 2005. Disponível em: www.ibccrim.org.br/boletim_artigos/179-150-Maio-2005.

SANTOS, Cecília. Macdowell.; TELES, Edson; TELES, Janaína Almeida. (Orgs.). Desarquivando a Ditadura: memória e justiça no Brasil. Volume I. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009.

_________________________________________. Desarquivando a Ditadura: memória e justiça no Brasil. Volume II. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009.

TELES, Janaína de Almeida. Os familiares de mortos e desaparecidos políticos e a luta por ‘verdade e justiça’ no Brasil. In Edson Teles, & Vladimir Safatle (Orgs.). O que resta da ditadura. p. 253-298. São Paulo: Boitempo, 2010.

WERNECK VIANNA, Luis, et al. A judicialização da política e das relações sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

WIEVIORKA, Michel. Violence: a new approach. New Delhi: Sage Publications, 2009.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

de Matos Júnior, C. C. (2018). Vítimas da violência e a judicialização dos conflitos sociais no Brasil. Revista De Ciências Sociais, 49(2_Jul/Out), 25–58. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/20485

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)