Viver e Interpretar o Mundo Social: para que serve o ensino da Sociologia

Autores

  • Bernard Lahire École Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon)

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Pedagogia, Cidadania, Conhecimento Crítico

Resumo

O artigo argumenta que o ensino pedagogicamente adaptado da Sociologia, tal como acontece em outras ciências sociais (história e geografia) ou matemática, desde a escola primária, permitiria construir uma resposta adequada às exigências modernas de formação escolar dos cidadãos nas sociedades democráticas. Tornaria possível difundir entre os jovens um olhar rigoroso, interrogador e crítico sobre o mundo, contribuindo para entender o mercado econômico, as organizações produtivas a estratificação social, as desigualdades econômicas, sociais ou culturais. A tomada de consciência sobre a existência das diferenças sociais e culturais contribuiria a desnaturalização do mundo social e para formar cidadãos mais sujeitos de suas ações. 

Biografia do Autor

Bernard Lahire, École Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon)

Professor de Sociologia na École Normale Supérieure de Lyon.
Responsável pela equipe: “Disposições, poderes, culturas, socializações”, Centre Max Weber (UMR 5283 CNRS).

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Lahire, B. (2016). Viver e Interpretar o Mundo Social: para que serve o ensino da Sociologia. Revista De Ciências Sociais, 45(1), 45–61. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2418