O Ofício de Ensinar para Iniciantes: contribuições ao modo sociológico de pensar

Autores

  • Irlys Alencar Firmo Barreira Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Ensino, Sociologia, Modo de Pensar, Teoria

Resumo

Somando-se aos esforços coletivos de profissionais da área de sociologia, atualmente voltados para o estabelecimento sério e criterioso da transmissão da matéria no Ensino Médio, o artigo busca contribuir para uma reflexão sobre conteúdos temáticos e pedagógicos, priorizando o que poderia ser designado por “modo sociológico de pensar”. Este, baseado no uso de conceitos como ferramenta de interpretação e ruptura com as formas previamente construídas de explicação acerca do funcionamento da vida social, considera também que conhecimentos básicos de sociologia poderão, futuramente, orientar ou influenciar não só uma escolha profissional na própria área, mas também embasar outras profissões carentes de uma visão ampla dos mecanismos que orientam as práticas sociais. 

Biografia do Autor

Irlys Alencar Firmo Barreira, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

É professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1 B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pósdoutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Cências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de antropologia e política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais. Orientou 33 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Além de vários artigos enfocando as relações entre cultura e política é autora dos livros O Reverso das Vitrines: Conflitos Urbanos e Cultura Política (ed. Rio Fundo, 1992) Chuva de papéis, ritos e símbolos de campanha eleitoral no Brasil (Relume Dumará, 1998). Imagens ritualizadas, apresentação de mulheres em cenários políticos (editora Pontes, 2008). Cidades narradas: memória, representações e práticas de turismo (editora Pontes, 2012). Participou como consultora e representante em várias Instituições acadêmicas como Capes (representante de área nos períodos (2002-2004) e (2006-2010), CNPq (representante de área no período 2000-2002), FUNCAP- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (representantes na Câmara de Ciências Sociais, 2009-2010). Foi diretora da Anpocs (1993-1994) e participou de vários comitês dessa instituição. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia.

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Publicado

2016-01-21

Como Citar

Barreira, I. A. F. (2016). O Ofício de Ensinar para Iniciantes: contribuições ao modo sociológico de pensar. Revista De Ciências Sociais, 45(1), 63–85. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2419

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