Etnografia de uma Cidade Redesenhada pela Pichação/Graffiti

Autores

  • Zulmira Newlands Borges Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Laure Garrabé Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rodrigo Nathan Romanus Dantas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Pichação/Graffiti, Visibilidades/Invisibilidades, Cidade, Interpretativismo

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar alguns itinerários de campo da pesquisa etnográfica em que analisamos as tensões, conflitos, disputas, resistências e também conformidades e deformidades na construção das visibilidades/invisibilidades dos pichadores/grafiteiros de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Os dados indicam uma grande efervescência semântica em torno da pichação/graffiti, sendo possível interpretar a cidade como um comum que é partilhado por múltiplas e discordantes percepções individuais, mais especificamente, a pichação/graffiti como um ponto de encontros discordantes. Os processos de construção das visibilidades/invisibilidades dos pichadores/grafiteiros desenham e redesenham a postura do etnógrafo, como se, de certa forma, a pichação/graffiti pudesse exemplificar o interpretativismo ou encarnar a descrição densa.

Biografia do Autor

Zulmira Newlands Borges, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Fez pós doutorado em educação. Professora Associada IV, do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Laure Garrabé, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Antropologia Social, Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord. Professora visitante na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Rodrigo Nathan Romanus Dantas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

AUSTIN, John L., How to do Things with Words: The William James Lectures delivered at Harvard University. Oxford : Clarendon, 1962 [1955].

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1996.

BAUDRILLARD, Jean. Kool Killer ou a Insurreição pelos signos. In: A troca simbólica e a morte. São Paulo: Loyola, 1996.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude & PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

CALDEIRA, Teresa. A presença do autor e a pós modernidade em Antropologia. Novos Estudos Cebrap, n. 21, julho de 1988, p. 116-132.

CAMPOS, Ricardo. Entre as luzes e as sombras da cidade: visibilidade e invisibilidade no graffiti. Etnográfica, maio de 2009, p-145-170.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.

CANCLINI, Néstor García. Imaginários culturais da cidade: conhecimento/ espetáculo/ desconhecimento. In: COELHO, Teixeira. A cultura pela cidade. São Paulo: Iluminuras, 2008, p. 15-32.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

DA MATTA, Roberto. O ofício do etnógrafo ou Como ter anthropological blues. In: Boletim do Museu Nacional, n. 27, Rio de Janeiro: Nova série, 1978, p. 1-12.

DANTAS, Rodrigo. Outsiders, cores e riscos: uma pequena trama his-tórica sobre grafistas urbanos de Santa Maria-RS. Monografia. Curso de História. Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

DEBORD, Guy. Teoria da Deriva (1958). In: JACQUES, Paola Berenstein. Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FONSECA, Cristina. A poesia do acaso: na transversal da cidade. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

KESSLER, Lucenira. Diálogos de traços: etnografia dos praticantes de apropriações visuais do espaço urbano em Porto Alegre. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

LE BRETON, David. Marcher. Eloge des chemins et de la lenteur. Paris: Métailié, 2012.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A ciência do concreto. In: O pensamento selvagem, Campinas-SP: Papirus, 2002, p. 15-49.

MAGNANI, José G. C. Os circuitos dos jovens urbanos. In: revista Tempo Social, vol. 17, nº 2, 2005.

MITTMANN, Daniel. O sujeito-pixador: tensões acerca da pichação paulista. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013.

OLIVEIRA, Luís R. Carvalho de. Pesquisas em versus pesquisas com seres humanos. In: OLIVEN, Ruben George; MACIEL, Maria Eunoce & ORO, Ari Pedro. Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. De rolê pela cidade: os pixadores em São Paulo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental, 2005.

VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson (org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Borges, Z. N., Garrabé, L., & Dantas, R. N. R. (2016). Etnografia de uma Cidade Redesenhada pela Pichação/Graffiti. Revista De Ciências Sociais, 46(1), 119–141. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2427