A CULTURA PODE SER UM OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO?

Autores

  • César Garcia UFRPE

Resumo

A cultura tem grande importância como fator de desenvolvimento, mas pode ser também um obstáculo. Este assunto pode ser encontrado em escritos do século XVII, embora seu estudo mais fecundo seja aquele elaborado por Max Weber no início do século XX. Recentemente, diante do fracasso de muitos modelos economicistas, vários autores vêm retomando a questão para explicar especificamente o atraso da América Latina. No Brasil, as tentativas de definição de uma caracterização nacional feitas nos séculos XIX e XX, apesar de eivadas de preconceitos, ajudam a refletir sobre a compatibilidade entre nossa cultura e as exigências do desenvolvimento econômico. Resta saber como poderíamos promover mudanças em nossa cultura, removendo os obstáculos e estimulando valores, crenças e atitudes lavoráveis à prosperidade.

Biografia do Autor

César Garcia, UFRPE

Professor Adjunto de Economia do Departamento de Letras e Ciências Humanas da UFRPE, Mestre em PLanejamento Econômico pela Universidade de Antuérpia.

Referências

FANFANI, Amintore. Catolicismo y protestantismo en la genesis del capitalismo. Madrid: Ediciones Rialp, 1953.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 2001.

LEITE, Dante Moreira. O caráter nacional brasileiro. São Paulo: Ática,1968.

BARROSO, Ary. Aquarela do Brasil. CD João Gilberto, Coleção Mestres da MPB.

PORTER, Michael E. "Atitudes, valores, crenças e a microeconomia da prosperidade". In: A cultura importa. Rio de janeiro: Record, 2002.

PEYREFITTE, Alain. A sociedade de confiança. Rio de janeiro: Topbooks Editora, 1999.

GRONDONA, Mariano. "Uma tipologia cultural do desenvolvimento econômico". In: A cultura importa. Rio de janeiro: Record, 2002.

HARRISON, Lawrence. Subdesenvolvimento é um estado de espírito. A questão latino-americana. Rio de janeiro: Record.

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Garcia, C. (2018). A CULTURA PODE SER UM OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO?. Revista De Ciências Sociais, 35(1), 107–114. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33526