SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA E A QUESTÃO DEMOCRÁTICA DESVENDANDO CAMINHOS E UTOPIAS

Autores

  • Elza Maria Franco Braga Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Diante das transformações nas relações de trabalho no contexto da sociedade contemporânea, estão emergindo novas formas de sociabilidade. Uma destas se concretiza através de experiências de socioeconomia solidária, as quais, por sua vez, vêm imprimindo uma nova dinâmica de territorialização, mediante a emergência de redes. Assim, o exame da experiência do Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, estado do Ceará, possibilita apreender novos espaços, nos quais expressões de autonomia, Auto-gestão e empoderamento desencadeiam práticas sociais fecundas e geradoras de vivências democráticas. Os movimentos e a organização impulsionadores dessas ações compartilhadas desnudam a conformação de espaços públicos de produção, de consumo, de informação, de conhecimento, em que a questão do poder e da sustentabilidade tem engendrado um instigante campo analítico nas ciências sociais.

Biografia do Autor

Elza Maria Franco Braga, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Sociologia, professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, na Universidade Federal do Ceará

Referências

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos. Paris: Celta, 1998.

_______ . O Poder simbólico. Rio de Janeiro: DIFEL, 1989.

_______ . Razones prácticas. Sobre la teoria de la acción. Barcelona: Editorial Amalgama, 1994.

BRAGA, Elza Maria Franco. Os labirintos da habitação popular (conjuntos, programas e atores). Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1995.

CACCIA BAVA, Silvio et al. (org.). Novos contornos de gestão local. São Paulo: POLIS; Programa gestão pública e cidadania / FGV-EASP, 2002.

CONSTANZO, Alba Zambrano. Liclerazgo para el empoderamiento comunitário. (mimeo). Chile, s/d.

CORREIA LEITE, José. Entrevista Reinaldo Gonçalves. In: Teoria e Debate, São Paulo, n.52., p.36-43

KRAYCHETE, Gabriel, et al. (org.). Economia dos setores populares: entre a realidade e a utopia. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELO NETO, João Joaquim de & MAGALHÃES, Sandra (org.). Bairros pobres ricas soluções: Banco Palmas, ponto a ponto. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2003.

OLIVEIRA, Francisco de. Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis: Vozes, 1999.

SCHERRER-WARRE , Ilse. Cidadania sem fronteiras: ações coletivas na era da globalização. São Paulo: Hucitec, 1999.

SINGER, Paul. Uma utopia militante. Repensando o socialismo. Petrópolis - RJ: Vozes, 1998.

SOUSA SA TOS, Bonventura de. (org.). Globalização. fatalidade ou utopia? Porto:

Afrontamento, 2001.

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Braga, E. M. F. (2018). SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA E A QUESTÃO DEMOCRÁTICA DESVENDANDO CAMINHOS E UTOPIAS. Revista De Ciências Sociais, 35(1), 57–67. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33529