SOB OS SELS DE FRANÇA: UMA ESFERA PÚBLICA PLEBÉIA DESPONTA. ensaio de interpretação sociológica do Systéme d'Exchange Local (SELs)

Autores

  • Maria Neyâra de Oliveira Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

A autora apresenta uma caracterização dos sistemas de troca local franceses (troca local e sem dinheiro) - SELs. Apropriando-se das noções de "fundo público" (Francisco de Oliveira) e "esfera pública plebéia" (Habermas), examina a hipótese de que tal sistema de troca enuncia uma modalidade de regulação dos conflitos, podendo constituir um aspecto do que foi denominado de "sociedade do bem estar" (Pierre Rosauvallon). A hipótese mais geral é a de que, tendo o século XIX feito surgir a forma acabada de uma "esfera pública burguesa", que seguidamente tão bem se consolidou como face sociocultural da mercadoria, na aurora do século XXI, os SELs começam a dar sinais da emergência de uma "esfera pública plebéia", como face sociocultural do "fundo público".

Biografia do Autor

Maria Neyâra de Oliveira Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Sociologia, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Araújo, M. N. de O. (2018). SOB OS SELS DE FRANÇA: UMA ESFERA PÚBLICA PLEBÉIA DESPONTA. ensaio de interpretação sociológica do Systéme d’Exchange Local (SELs). Revista De Ciências Sociais, 35(1), 31–44. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33596