HEGEMONIA COMO VIA DE ACESSO AO PENSAMENTO DE GRAMSCI: UM FOCO NA REVOLUÇÃO PASSIVA

Autores

  • Alba Maria Pinho de Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo integra um empreendimento coletivo para estudo do pensamento de Antonio Gramsci, em busca de pistas para analisar enigmas do poder na vida contemporânea. Tendo como referência central o conceito de hegemonia, deste pensador, faço uma (re)leitura da sua obra. Retomo, assim, estudos que realizei nos anos 1980, reafirmando, aqui, uma interpretação de hegemonia como direção e domínio, envolvendo consenso e força, no contexto de relações inter classes e entre classes. Focalizo, também, o conceito de revolução passiva como uma estratégia dos dominantes para absorver movimentos e lutas democrático-populares que ousem ameaçar o seu poder.

Biografia do Autor

Alba Maria Pinho de Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Sociologia; professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC; autora do livro 'A Questão da Transformação e o Trabalho Social: uma análise gramsciana".

Referências

BADALONI, Nicola. "Gramsci, para além de sua época e de seu país ". In: Gramsci e a América Latina, 2ª ed., Carlos Nelson Coutinho e Marco Aurélio Nogueira (orgs.), São Paulo: Paz e Terra, 1993.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. "Sobre os problemas políticos da transição: classe operária e revolução passiva". In: Política e História em Gramsci, vol. 1.

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. "A Ideologia como problema teórico". In: Ideologia do Desenvolvimento -Brasil: JK-JQ, 2ª ed .. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1978.

CARVALHO, Alba Maria Pinho de. "A teoria gramsciana da transformação social". In: A Questão da Transformação e o Trabalho Social. São Paulo: Cortez, 1983.

CARVALHO, A. e COSTILLA, Lucio Fernando Oliver. Sistematização de discussões de aulas. Disciplina Sociologia Política: Gramsci e a Globalização. Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFC. 1º período letivo de 2003, mimeo.

COUTINHO, Carlos Nelson. "Observações metodológicas sobre os Cadernos elo Cárcere". In: Gramsci. Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro:

Campus, 1989.

___, "As categorias de Gramsci e a realidade brasileira". In: Gramsci e a América Latina, 2ª ed .. Carlos

Nelson Coutinho e Marco Aurélio Nogueira (orgs.). São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FLORENZANO, Modesto. "A Revolução Passiva". In.

Jornal de Resenhas, 13 de abril de 2002, p. 9. Jornal Folha de São Paulo.

GRAMSCl, Antonio. Maqniavel, a Política e o Estado Moderno. 3ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

___, Obras Escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

___, Cartas do Cárcere. 2ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

___, Cadernos do Cárcere, vol. 1, edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho: co-edíção, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira – 3ª ed. Rio de iro: Civilização Brasileira, 2004.

___, Cadernos do Cárcere, vol. 3, edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho: co-edíção, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira – 3ª ed. Rio de iro: Civilização Brasileira, 2004.

___, Cadernos do Cárcere, vol. 5, edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho: co-edíção, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira – 3ª ed. Rio de iro: Civilização Brasileira, 2004.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. As possibilidades da política: 'ideias para a reforma democrática do Estado. de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

POSTONE, Moishe. "Repensando a Crítica ele Marx ao Capitalismo". In: Teoria Crítica Radical, a superação" do capitalismo e a Emancipação Humana. Jorge Paiva (org). Instituto Filosófico de Práxis, 2000.

KOHAN, Nestor. "EI poder y la hegemonia". In: Madres Plaza de Mayo nº 6, diciembre 2003.

___, O poder e a hegemonia. Apontamentos sobre a teoria marxista. www.resistir.info/argentina/poder_hegemonia.

___, e BOLOGNA, Miguel. Reler Gramsci.

www.resistir.info/argentina/poderhegemonia.

___, Hegemonia. www.rebelion.org/argentina/031221kohan.htm.

VOCABULÁRIO GRAMSCIANO. Revolução Passiva.

www.artner.com.br /gramsci/arquiv52.

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Carvalho, A. M. P. de. (2018). HEGEMONIA COMO VIA DE ACESSO AO PENSAMENTO DE GRAMSCI: UM FOCO NA REVOLUÇÃO PASSIVA. Revista De Ciências Sociais, 35(2), 34–53. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33632