ESTADO CAPITALISTA, LUTAS POLÍTICAS E ELEIÇÕES: UMA ANÁLISE COM GRAMSCI

Autores

  • Maria Cristina de Queiroz Nobre Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumo

O artigo trata da política na sociedade capitalista, delimitada pelo momento em que ocorre a ampliação do Estado. Este representa a necessidade da construção de uma hegemonia em torno dos interesses da classe capitalista. Nesse senti do, o domínio de uma classe sobre as outras se viabiliza não apenas pela força (coerção), mas também pelo consenso. A partir do próprio desenvolvimento do Estado democrático, a luta pela hegemonia é estabelecida, comumente, num campo político mais participativo, possibilitado pelas formas institucionais do sufrágio universal e do parlamento. Portanto as eleições ganham importância nesse processo evidenciarem a disputa ideológica entre as classes sociais, mesmo sendo apenas um momento da luta política entre elas. De forma geral, percebe-se que a política sempre a capacidade das classes sociais se enfrentarem mais diretamente na disputa pelo poder, como condição para a constituição de uma nova sociabilidade.

Biografia do Autor

Maria Cristina de Queiroz Nobre, Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Assistente do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Referências

BORON, A. (1994), Estado, capitalismo e democracia na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Tradução Emir Sader.

BUCI-GLUCKMANN, Christinne (1980). Gramsci e o Estado - Por uma teoria materialista da filosofia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

CARVALHO. Alba M. P. (1983). A Questão da transformação e o trabalho social: uma análise gramsciana. São Paulo: Cortez Editora.

DIAS, Edmundo Fernandes (2000). Gramsci em Turim; a construção do conceito de hegemonia. São Paulo: Xamã.

FAUSTO, Ruy (1987). Marx: lógica e política; investigações para 1/ma reconstitu ição do sentido da dia/ética. Tomos I e II. São Paulo: Brasiliense.

GRAMSCI, Antonio (2002). Cadernos do cárcere. Vol. 3: Maquiavel, notas sobre o Estado e a política. Edição e tradução Carlos Nelson Coutinho; co-ediçâo, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

HIRSCH, J. (1998). Globalización, capital y Estado. 1ª reimpresión. México, D. F: Univer-sidad Autônoma Metropolitana - Xochimilco.

HOLLOWAY, J. (1992), "La Reforma del Estado; capital global y Estado nacional", in Perfiles Latin americanos. Revista de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, No.1.

____, & PICCIOTIO. S. Capital, crisis y Estado. Estudios Políticos. Vol. 3, abril/junho de 1984.

.MAAR, Wolfgang Leo (1994), O Que é política. 16' edição. São Paulo: Brasiliense. (Coleção primeiros passos; 54).

MARX, Karl (1996). O Capital; crítica da economia política. Vol. I, livro primeiro, tomos 1 e 2. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural. Tradução Régis Barbosa e Flávio R. Kothe.

OLIVER COSTILLA, Lucio F (1992). "Crítica del Estado capitalista em Engels y Marx". Digitado.

____, (2001). "Transformações do Estado e da sociedade civil na América Latina '. Palestra proferida no Seminário denominado "Estado e sociedade: transformações políticas, institucionais e culturais na América Latina". Universidade Federal elo Ceará. Digitado.

SAES, Décio (2003). "Cidadania e capitalismo", in Crítica marxista 16. São Paulo: Boitempo Editorial. 9-38.

SEMERARO, Giovanni (999). Gramsci e a sociedade civil. 2ª ed.. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

TEIXEIRA, F J. S. (2003), "Economia, política e luta de classes, em O Capital, de Karl Marx", in MENEZES, Ana Maria Dorta de (org.). Trabalho, sociabilidade e educação: urna crítica à ordem do capital. Fortaleza: Edições UFC, p. 169-180.

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Nobre, M. C. de Q. (2018). ESTADO CAPITALISTA, LUTAS POLÍTICAS E ELEIÇÕES: UMA ANÁLISE COM GRAMSCI. Revista De Ciências Sociais, 35(2), 71–83. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33640