A fronteira como campo de pesquisa

Autores

  • Luiz Fábio Paiva Universidade Federal do Ceará
  • José Lindomar Albuquerque UNIFESP
  • Eric Cardin UNIOESTE

Palavras-chave:

Fronteira, Metodologia, Campo de Pesquisa

Resumo

Apresentaão do Dossiê "A fronteira como campo de pesquisa", explicando a proposta, a metodologia e as escolhas feitas para compor essa coletânea de pesquisas feitas nas fronteiras. Ao pensar sobre o conceito de fronteira, os artigos selecionados para este Dossiê buscam retomar desde clássicas discussões sobre a fronteira como frente de expansão, passando pelas fronteiras internacionais até as discussões sobre limites políticos e culturais. As fronteiras são trabalhadas ao longo dos textos como espaços sociais e simbólicos em construção que abordam mudanças em modos de vida e maneiras de vivenciar, pensar e praticar cidadanias, línguas e símbolos  marcados por linhas de diferenças e desigualdades entre territórios, mas também por sobreposições de identidades e misturas culturais.

Biografia do Autor

Luiz Fábio Paiva, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto III de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

José Lindomar Albuquerque, UNIFESP

Membro do Observatório da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) e coordena o grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação em Migrações, Nações e Fronteiras (LIMINAR) na UNIFESP.

Eric Cardin, UNIOESTE

Professor adjunto nos curso de graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação "Sociedade, Cultura e Fronteiras" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

Downloads

Publicado

2018-11-01

Como Citar

Paiva, L. F., Albuquerque, J. L., & Cardin, E. (2018). A fronteira como campo de pesquisa. Revista De Ciências Sociais, 49(3_Nov/Fev), 15–23. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/35668