PRÁTICA E DISCURSO NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL

Autores

  • Lineimar Pereira Martins Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O artigo discute o modo como é transmitido o conhecimento no Brasil, considerando suas omissões e consequente papel que este desempenha na legitimação da ordem social. Considera-se que o sistema educacional instaurado no Brasil, desde os seus primórdios, não obstante as reformas instituídas, revela a defasagem entre a sociedade oficial e as práticas dos agentes políticos. Observa-se, nesse sentido, uma discrepância entre fatos e interpretações da historiografia, em livros escolares, que omitem movimentos populares e enfatizam a ação repressora e "pacificadora" do Estado. 

Biografia do Autor

Lineimar Pereira Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Sociologia, Université Lumiére Lyon II

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

Martins, L. P. (2018). PRÁTICA E DISCURSO NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL. Revista De Ciências Sociais, 33(1), 87–98. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39619