Uma dialética sem síntese

A contribuição de Georg Simmel à Sociologia Histórica

Autores

  • Robson Rocha Souza Jr Professor Assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Barbacena) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS). https://orcid.org/0000-0003-0416-0987

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.a01

Palavras-chave:

Sociologia Histórica, Georg Simmel, multiplicidade de estruturas, fluxo histórico

Resumo

O objetivo da análise desenvolvida nesse artigo é apresentar a contribuição de Simmel para a Sociologia Histórica através de três esforços articulados. Primeiramente, busca-se distinguir sua formulação teórica das duas tradições dominantes na Sociologia Histórica: a tradição marxista e a tradição weberiana. Por isso, a primeira sessão é dedicada a uma apresentação rápida do modo como Marx e Weber concebem o curso histórico e sua relação com as estruturas sociais. Posteriormente, é apresentada a formulação de Simmel, com destaque para a relação da forma histórica com o fluxo temporal, concebida sob a forma de uma dialética sem síntese, e para a fundamentação histórica das unidades sociais. Para finalizar, é indicado como a formulação de Simmel encontra paralelo na contribuição de dois sociólogos contemporâneos: Abbott e Sewell. Nesse ponto, destacam-se o conceito de ponto de inflexão de Abbott e a articulação complexa de uma multiplicidade de estruturas abertas e mutáveis que é proposta por Sewell.

Biografia do Autor

Robson Rocha Souza Jr, Professor Assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Barbacena) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS).

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Entre os anos de 2013 e 2015, foi Professor Substituto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-Leopoldina), vinculado ao departamento de Formação Geral; Também foi Professor Designado da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais (2016) e desde Agosto de 2018 é Professor Assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais, vinculado ao departamento de Ciências Humanas,

Referências

ABBOTT, Andrew. “On the concept of turning point”. In: ABBOTT, Andrew. Time matters: on theory and method. Chicago: University of Chicago Press, 2001.

ADAMS, Julia; CLEMENS, Elisabeth S.; ORLOFF, Ann Shola. “Introduction: social theory, modernity, and the three waves of historical sociology”. In: ADAMS, J.; CLEMENS, E. S.; ORLOFF, A. S. (org.) Remaking modernity: politics, history and sociology. Durham, NC: Duke University Press, 2005.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 [orig. 1987].

KELLY, Duncan. “Karl Marx and historical sociology”. In: DELANTY, Gerard; ISIN, Engin F. (org.) Handbook of Historical Sociology. Londres: Sage, 2003.

HOLTON, Robert. “Max Weber and the interpretative tradition”. In: DELANTY, Gerard; ISIN, Engin F. (org.) Handbook of Historical Sociology. Londres: Sage, 2003.

SIMMEL, Georg. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

_____, Kant und Goethe: die Geschichte den modernen Weltanschauungen. Berlin: Marquardt & Co. Berlin, 1906.

PYYHTINEN, O. Simmel and ‘the Social’. London: Palgrave and Macmilan, 2010

SEWELL, William H. Jr. Logics of history: social theory and social transformation. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-01

Como Citar

Souza Jr, R. R. (2020). Uma dialética sem síntese : A contribuição de Georg Simmel à Sociologia Histórica. Revista De Ciências Sociais, 51(3), 239–272. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.a01