POR UMA SOCIOLOGIA DAS VANGUARDAS

Autores

  • Norbert Bandier Université Lumiére-Luon 2, Lyon, França.

Resumo

O texto analisa as vanguardas artísticas e literárias, privilegiando a emergência de grupos artísticos e a construção de rótulos emblemáticos, em substituição ao culto das obras sigulares, comumente elevadas ao estatuto da "verdadeira arte". Segundo o autor, a obra de arte é produto de uma construção social, exemplificada nos movimentos de vanguarda em disputa no interior do campo artístico. O êxito de tais movimentos depende da capacidde de reconhecimento e imposição de valores simbólicos sobre os grupos concorrentes. As diferentes vanguardas tiveram papel preponderante na construção de normas de ciração e dffusão da arte, obtendo subsídios dos poderes públicos e instituções de ensino.

Biografia do Autor

Norbert Bandier, Université Lumiére-Luon 2, Lyon, França.

Doutor em Sociologia, professor da Université Lumiére-Luon 2, Lyon, França.

Referências

Michael Baxandall, Formes de l'intention, Ed. Jacqueline Chambon, Nimes, 1994.

Pierre Bourdieu, Les Regles de l'art. Genese et structure du champ littéraire, Seuil, Paris, 1992.

Peter Bürguer, Theori der Avangarde, Suhrkamp Verlag, Frankfurt, 1974.

Serge Guibault, Comment New-York vola l'art moderne, Ed. Jaqueline Chambon, Nimes, 1989.

Nathalie Heinich, Le triple jeu de l'art contemporain, Minuit, Paris, 1998.

J-O Majastr e (éd.), Le texte, I'oeuvree, l'émotion, La lettre volée, Bruxelles, 1994.

Linda Nochlin, Les Politiques de Ia vision. Art, société e poli tique au XIXe siecle, Ed. Jacqueline Chambon, Nímes, 1995.

Rainer Rochliz, Subvention. Art contemrain et argumentation esthétique, Gallimard, Paris, 1994.

Harris et Cynthia White, La carriêre des peintres au XIXe siêcle , Flammarion,

Paris, 1991.

Downloads

Publicado

2019-05-06

Como Citar

Bandier, N. (2019). POR UMA SOCIOLOGIA DAS VANGUARDAS. Revista De Ciências Sociais, 31(1), 7–17. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40813