Agricultura Urbana e Êxodo Rural

Autores

  • Ana Carolina Vinholi
  • Pedro Martins

Palavras-chave:

agricultura urbana, desenvol- vimento territorial, êxodo rural.

Resumo

Este artigo investiga as práticas em agricultura urbana desenvolvidas no município de Itajaí/SC, com o intuito de pontuar os principais potenciais e obstáculos para a construção de um processo de desenvolvimento territorial. Trata de identificar a prática de agricultura urbana como parte de estratégias institucionais e, no plano individual, como decorrência do êxodo rural. A metodologia empregada baseou-se na observação participante e em entrevistas semiestruturadas aplicadas aos agricultores in- dividuais e aos representantes das instituições. Conclui-se que a agricultura urbana é um fenô- meno em expansão, possui uma estreita vinculação com o êxodo rural e serve de espaço para a conservação de saberes tradicionais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vinholi

Mestre em Planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Consultora da empresa Logos assessoria e projetos.

Pedro Martins

Mestre em Antropologia social, pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Antropologia, pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Como Citar

Vinholi, A. C., & Martins, P. (2013). Agricultura Urbana e Êxodo Rural. Revista De Ciências Sociais, 43(1), 66–79. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/421