Patativa do Assaré: Poesia, Profecia e Performance

Autores

  • Gilmar de Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O texto tenta dar conta das relações entre vida e obra a partir da poética de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. As preocupações são no sentido de verificar em que medida o cotidiano pode servir de matéria poética e qual a medida em que as tradições se atualizam e permanecem, reescritas e apropriadas pela figura de um autor. Também fazem parte das discussões a gênese do processo criativo, em que fazer poesia está sincronizado com o trabalho na agricultura, as questões relativas à memória, como forma de apreensão e de sedimentação do poema e o processo singular de Patativa de acumulação de versos que se petrificam no conjunto final. O artigo reflete sobre as relações do poeta com a mídia, das tensões de sua apropriação pela Indústria CuHurale pela política partidária e de sua consciência crítica que levariam à formulação de uma "poesia cidadã", que não abre mão de sua contundência e de sua inserção no contexto social, sem recorrer a clichês nem se transformar em um manifesto. Uma poesia que tem suas raízes na oralidade e se perfaz na performance, baseando-se no passado, enunciando o presente e apontando para o futuro, poesiae profecia, como diria Paul Zumthor, porta-voz dos excluídos, intérprete de uma dicção popular que tem raízes eruditas e que se amplifica no contexto das culturas de massas.

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Carvalho, G. de . (2019). Patativa do Assaré: Poesia, Profecia e Performance. Revista De Ciências Sociais, 30(1/2), 28 a 36. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42499