Revisitando uma Polêmica: A noção de ‘determinismo’ no materialismo histórico (uma exposição das alternativas teóricas)

Autores

  • José D'Assunção Barros

Palavras-chave:

materialismo histórico, determinismo, teoria,

Resumo

Este artigo tem por objetivo conduzir uma discussão acerca da noção de Determinismo ao longo dos vários desenvolvimentos teóricos do Materialismo Histórico, desde as obras de Marx e Engels até alguns dos autores mais recentes. Algumas das posições teóricas que se referem ao problema do Determinismo na tradição Marxista são comparadas, de modo a oferecer uma visão panorâmica sobre as várias alternativas disponíveis para enfrentar o desafio de repensar o Materialismo Histórico em novas bases.

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Mestrada e Graduação em História, onde leciona disciplinas ligadas ao campo de Teoria e Metodologia da História. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Como Citar

Barros, J. D. (2013). Revisitando uma Polêmica: A noção de ‘determinismo’ no materialismo histórico (uma exposição das alternativas teóricas). Revista De Ciências Sociais, 43(1), 121–135. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/425