A coleção Arthur Ramos

Autores

  • Valdelice Carneiro Girão Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

 Encontram-se no acervo do Museu da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará o material coletado pelo eminente antropólogo brasileiro Arthur Ramos. São peças de alto valor antropológico, que muito bem documentam sua contribuição aos estudos da "Ciência · do Homem", em nosso 11aís. A Coleção A'·thur Ramos, juntamente com a Coleção Luísa Ramos ( amostn1s de rendas e bilros), foram adquiridas em 195!1-, após a morte do prof. Ramos e sua esposa, pela Universidade Federal do Ceará, por intermédio do prof. Antônio Martins Filho, àquela época Magnífico Reitor.

Biografia do Autor

Valdelice Carneiro Girão, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Nasceu em Morada Nova, 21 de fevereiro de 1926, filha de Benigno Carneiro de Sousa e Raimunda Carneiro Girão. Estudou em Morada Nova, Limoeiro do Norte e Fortaleza (Liceu do Ceará), licenciando-se em Geografia (1971) pela Faculdade de Filosofia, e História (Universidade Estadual do Ceará). Mestrado em História do Brasil (Universidade Federal de Pernambuco, 1979). Jornalista, com vasta colaboração em “O Povo”, “Revista do Instituto do Ceará” (entidade da qual é membro efetivo), “Revista de Ciências Sociais”, “Revista Brasileira de Folclore” e “Revista Cearense de Geografia e História”. Professora da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Curso de História. Diretora da Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Conservadora do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, fez a classificação de todas as peças ali existentes, e do Museu Artur Ramos, da Universidade Federal do Ceará. Da Sociedade Cearense de Geografia e História. De sua obra, destacam-se os seguintes títulos: Contribuição à Nomenclatura e Classificação das Rendas do Ceará (1960); A Renda de Bilros e seus Artífices (1966); Cerâmica Indígena do Ceará (1972); As Oficinas ou Charqueadas do Ceará; Rendas de Bilros e O Ceará no Senado Federal.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Girão, V. C. (2019). A coleção Arthur Ramos. Revista De Ciências Sociais, 2(1), 95–113. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42504