A Cultura e a Politica

Encontros Frutíferos de Uma Agenda de Pesquisa

Autores

  • Irlys Alencar Firmo Barreira Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O artigo trata das articulações entre os temas ligados à cultura e à política, considerando a existência de uma recente conexão orgãnica, advinda de um repensar sobre as teorias do mundo social e de um movimento concreto das pesquisas, que superam os limites formais entre os campos do conhecimento. As reflexões fundamentam-se inicialmente em um plano conceitual, abordando em seguida os modos como os conceitos de cultura e de política passam a ser articulados e analisados no interior das discussões sobre movimentos sociais e campanhas eleitorais. O "diálogo' entre os conceitos de cultura e política promove uma relação de enriquecimento mútuo que retira a análise dos fenõmenos políticos de um enquadramento restrito. ao mesmo tempo que acrescenta às percepções dos processos culturais os temas referentes ao conflito, incluindo as estratégias do poder simbólico.

Biografia do Autor

Irlys Alencar Firmo Barreira , Universidade Federal do Ceará (UFC)

É professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1 B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pósdoutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Cências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de antropologia e política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais. Orientou 33 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado. Além de vários artigos enfocando as relações entre cultura e política é autora dos livros O Reverso das Vitrines: Conflitos Urbanos e Cultura Política (ed. Rio Fundo, 1992) Chuva de papéis, ritos e símbolos de campanha eleitoral no Brasil (Relume Dumará, 1998). Imagens ritualizadas, apresentação de mulheres em cenários políticos (editora Pontes, 2008). A cidade como narrativa (Imprensa de Ciências Sociais, 2013). O labor criativo na pesquisa: Experiências de ensino e investigação em ciências sociais (Imprensa Universitária, 2017). Participou como consultora e representante em várias Instituições acadêmicas como Capes (representante de área nos períodos (2002-2004) e (2006-2010), CNPq (representante de área no período 2000-2002), FUNCAP- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (representantes na Câmara de Ciências Sociais, 2009-2010). Foi representante do Brasil na direção da Associação Latino-americana de Sociologia - ALAS (2013-2015). Foi diretora da Anpocs (1993-1994) e participou de vários comitês dessa instituição. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS (2012-2013). Integra a coordenação do Núcleo de Antropologia da Política / NuAP/UFRJ, desde 1997.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Barreira , I. A. F. (2019). A Cultura e a Politica: Encontros Frutíferos de Uma Agenda de Pesquisa. Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 34 a 48. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42801

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>