Ética, Política e Planejamento Nas Encruzilhadas da Pós-Modernidade

As Contribuições de Habermas e Forester

Autores

  • Linda M. P. Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo discute as contribuições de Habermas e de Forester para o tratamento de questões valorativas pelas ciências sociais e pelo planejamento. A concepção habermasiana de racionalidade comunicativa é vista como uma alternativa à neutralidade axiológica positivista e ao relativismo das concepções pós-modernas, na medida em que permite tratar racionalmente questões de valor, a partir de critérios fornecidos pela linguagem: as pretensões de compreensibilidade, verdade, sinceridade e correção normativa, que constituem os pressupostos contra-factuais dos atos de fala. Forester elabora categorias intermediárias que permitem a aplicação dos abstratos conceitos habermasianos ao cotidiano da prática dos planejadores, considerada, simultaneamente, em suas dimensões técnica, sociopolítica e ética.

Biografia do Autor

Linda M. P. Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Cornell, EUA (1986). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Ceará, vinculada Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC (PROPAP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design. Seus temas de interesse são: movimentos sociais, habitação popular, participação popular e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Gondim, L. M. P. (2019). Ética, Política e Planejamento Nas Encruzilhadas da Pós-Modernidade: As Contribuições de Habermas e Forester. Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 49 a 64. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42802