Ética, Política e Planejamento Nas Encruzilhadas da Pós-Modernidade

As Contribuições de Habermas e Forester

Autores

  • Linda M. P. Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo discute as contribuições de Habermas e de Forester para o tratamento de questões valorativas pelas ciências sociais e pelo planejamento. A concepção habermasiana de racionalidade comunicativa é vista como uma alternativa à neutralidade axiológica positivista e ao relativismo das concepções pós-modernas, na medida em que permite tratar racionalmente questões de valor, a partir de critérios fornecidos pela linguagem: as pretensões de compreensibilidade, verdade, sinceridade e correção normativa, que constituem os pressupostos contra-factuais dos atos de fala. Forester elabora categorias intermediárias que permitem a aplicação dos abstratos conceitos habermasianos ao cotidiano da prática dos planejadores, considerada, simultaneamente, em suas dimensões técnica, sociopolítica e ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda M. P. Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Cornell, EUA (1986). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Ceará, vinculada Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC (PROPAP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design. Seus temas de interesse são: movimentos sociais, habitação popular, participação popular e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

29-11-2019

Como Citar

Gondim, L. M. P. (2019). Ética, Política e Planejamento Nas Encruzilhadas da Pós-Modernidade: As Contribuições de Habermas e Forester. Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 49 a 64. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42802