Representações Sociais e "Política" de Classe

Momentos de Constituição Dos Industriais Cearenses Como Sujeito Coletivo

Autores

  • Maria Auxiliadora Lemenhe Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Procura-se neste artigo conhecer processos de constituição dos industriais cearenses como sujeito coletivo sob a ótica das representações sociais. Para tanto são analisados discursos proferidos por presidentes da Federação dos Indústrias do Ceará (FIEC), em dois momentos da história da entidade. Nestes, ao edificarem diferentes concepções sobre a relação Estado/empresariado e sobre os papéis desempenhados por ambos na produção da riqueza (do país e da região) é tecida, no plano, simbólico uma 'política" de classe.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Lemenhe, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1967), especialização em Estudos Populacionais pela Universidade de São Paulo – USP (1969), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1980), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB (1992). Professora associada nível II, da Universidade Federal do Ceará. Realiza estudos no campo da sociologia política especialmente sobre os temas: empresários na política; campanhas eleitorais, conflitos interpartidários.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Lemenhe, M. A. (2019). Representações Sociais e "Política" de Classe: Momentos de Constituição Dos Industriais Cearenses Como Sujeito Coletivo. Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 65 a 74. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42803