Ética, Política e Comunicação nas Representações do "Homem Ordinário"

Autores

  • Júlia Miranda Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O esforço de compreensão que está na origem deste texto representa a tentativade estabelecer uma relação - que não esgota, naturalmente, as possibilidades nesse campo - entre ética, política e televisão. O homem e a mulher "ordinários' provenientes dos chamados setores populares, de cujo cotidiano é praticamente impossível abstrair a televisão como fonte informativa e de lazer, foram os interlocutores. Eles constituem a maioria da população, dos pretensos cidadãos e dos eleitores brasileiros, mesmo nas capitais. Junto a esses homens e mulheres, considerados como sínteses individualizadas e ativas da sociedade, como lugares da reapropriação singular do universo social e histórico que Ihes concerne, buscou-se identificar, além das representações da política, os valores que aela se relacionam, umavez que o apelo ético supõe, da parte dos que o utilizam, importância decisiva da veloração como elemento de constituição das motivações para a ação.

Biografia do Autor

Júlia Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Tem graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1994 - com estágio de dois anos na Université de Montréal), estágios de pós doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris e na Université Louvain-la-Neuve. É professora titular da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora do CNPq. Participou do PRONEX - Núcleo de Antropologia da Politica, do PRONEX - Expressões Culturais da Política e do PROCAD/UFC/UFRJ. É pesquisadora na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Religião, Política, Imaginários Sociais e Arte. Coordena o Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política (NERPO) da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Miranda, J. (2019). Ética, Política e Comunicação nas Representações do "Homem Ordinário". Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 75 a 89. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42804