A Música de Consumo no Mundo Administrado Segundo Adorno '

Jazz, Música Popular e Indústria Cultural

Autores

  • Dilmar Santos de Miranda

Resumo

O presente artigo apresenta as principais idéias da teoria crítica de Theodor Adorno, tomando como base suas sistematizações no campo da estética musical, bem como pontua algumas apreciações críticas à sua abordagem sobre o jazz, gênro musical por ele privilegiado para radicalizar suas críticas à música popular de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilmar Santos de Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Sciences Sociales (equivalência) - Université des Sciences Humaines - Strasbourg II (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001). É professor associado do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, responsável pela área de Estética Filosófica e Estética Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, cultura, arte e modernidade. Coordena o Grupo de Estudo da Arte - GESTA (Laboratório de Estética do curso de Filosofia do ICA da UFC). É professor do programa de pós-graduação em Filosofia da UFC, na área de estudo da Estética moderna e contemporânea. Colabora eventualmente como professor dos cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) da Universidade Estadual do Ceará e Faculdade Sete de Setembro.

Downloads

Publicado

29-11-2019

Como Citar

de Miranda, D. S. . (2019). A Música de Consumo no Mundo Administrado Segundo Adorno ’: Jazz, Música Popular e Indústria Cultural. Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 90 a 104. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42805