A Inserção da Mão-De-Obra Feminina na Indústria de Confecção no Ceará

o caso das cooperativas de confecções do Maçiço de Baturité

Autores

  • Maria Vilma Coelho Moreira Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB)

Resumo

A industrialização do Estado do Ceará, particularmente do interior, tem sido uma das principais metas do govemo nos últimos dez anos, como parte de uma política de geração de emprego e renda para a população rural. O papel da mão-deobra feminina ruralfaz-se importante neste contexto à medida que ela começa a ser inserida no desenvolvimento industrialno interior do Ceará,tradicionalmente agrícola. Esteestudo pretende analisar a forma como a mão-de-obra feminina no interior do Ceará tem sido incorporada neste processo. A análise circunscrevese à indústria de confecção localizada na região do Maciço do Baturité, distante aproximadamente 70 quilômetros de Fortaleza, onde mulheres de vários municípios têm sido integradas a cooperativas de produção de confecções, ali estabelecidas com a finalidade de suprir a força de trabalho necessária a produção de jeans para exportação.

Biografia do Autor

Maria Vilma Coelho Moreira, Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1983), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em sociologia - University Of Tennessee (1992), doutorado em Sociologia - University Of Tennessee (1996) e pós-doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)- Universidade Técnica de Lisboa (2009). Tem orientado e publicado trabalhos nas áreas de , economia solidária, Arranjos Produtivos Locais, capital social, governança, desenvolvimento local e organizações do terceiro setor (cooperativas, ONGs, associações). Atualmente é professora Associada I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), lotada no curso de Bacharelado em Administração Pública.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Moreira, M. V. C. (2019). A Inserção da Mão-De-Obra Feminina na Indústria de Confecção no Ceará : o caso das cooperativas de confecções do Maçiço de Baturité. Revista De Ciências Sociais, 28(1/2), 115 a 126. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42807