Walter Benjamin e Cora Coralina

Uma Incursão à Narrativa

Autores

  • Ângela de Alencar Araripe Pinheiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O trabalho toma como objeto a narrativa e como ponto de partida de análise os idéias de BENJAMIN, articulando-os com o de outros autores, como Ginzburg e Arendt. Procuro formular reflexões e questionamentos, identificar ressonâncias, estabelecer articulações novas, enfim, trazer a NARRATIVA paro o centro do discussão, buscando contribuir poro o seu resgate e preservação como instrumento do saber humano. Traz um exemplo da narrativa - a contribuição de CORA CORALINA, tentando articular o sua obra com o pensamento de BENJAMIN, buscando compreender como a narração cumpre o papel de caminho para o desvelamento do cotidiano. As categorias centrais de BENJAMIN para a narrativa e a figura do narrador têm sua identificação buscado a partir de uma obra de CORALINA - "Vintém de cobre - meias confissões de Aninha."

Biografia do Autor

Ângela de Alencar Araripe Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará(1978), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília(1983) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará e Revisor de periódico da DESidades- Rev. de Divulg. Cient. da Inf. e Juven. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Representações Sociais, Criança e Adolescente, Cidadania, Assembléia Nacional Constituinte 87-88, Constituição Federal 1988.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Pinheiro, Ângela de A. A. (2019). Walter Benjamin e Cora Coralina: Uma Incursão à Narrativa. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 24 a 37. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43043