O Anjo Caído

Reflexões em Torno da (Des)Honra de Isaías Caminha

Autores

  • Maria Celeste Magalhães Cordeiro Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

A questão do honra numa sociedade de classes profundamenre desigual, como a brasileira, é o objeto deste artigo. O conceito de honra é associado à noção de dignidade, em contra partida à de honraria, e aproximado do conceito psicanalítico de ideal-do-eu. A personagem lsaía,. da obra de Limo Barreto - Recordações do Escrivão Isaías Caminha - é analisado como exemplo do processo de desonrabilização dos setores dominados, os pobres em geral. A violência simbólica desse processo atinge os excluídos sociais em sua imagem público, e a própria construção de sua auto-imagem.

Biografia do Autor

Maria Celeste Magalhães Cordeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1976), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário e política, literatura e sociedade, pensamento social brasileiro. Coordena grupo de pesquisa sobre Imaginário e Política.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Cordeiro, M. C. M. . (2019). O Anjo Caído: Reflexões em Torno da (Des)Honra de Isaías Caminha. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 38 a 53. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43044

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)