O Gordo e o Magro: O Nordeste Segundo Gilberto Freyre e Djacir Menezes

Autores

  • José Estevão Machado Arcanjo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Uma leitura comparativa de duas dos mais importantes obras do pensamento social brasileiro. O Nordeste, de Gilberto Freyre e O Outro Nordeste, de Djacir Menezes, publicados em 1937. A análise revela que ambos ultrapassam o caráter de estudo regional ao apresentarem interpretações globais acerca da realidade nordestina e brasíleira. Entretanto, são totalmente divergentes as conclusões derivadas das abordagens "impressionista" (de Freyre) e "objetiva" (de Menezes).

Biografia do Autor

José Estevão Machado Arcanjo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1982) e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1989). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: nordeste, democracia, pensamento social brasileiro, comportamento político e planejamento.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Arcanjo, J. E. M. (2019). O Gordo e o Magro: O Nordeste Segundo Gilberto Freyre e Djacir Menezes. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 73 a 83. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43049