Objeto de Classe: Forma e Universalidade

Refletindo Sobre Histórias da Antropologia da Arte

Autores

  • Lígia Maria de Souza Dabul Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

A proposta deste artigo é discutir alguns pressupostos a respeito da arte embutidos em histórias da antropologia da arte. Inicialmente tenta-se demonstrar o quanto ingerências sociais não controladas incidiram sobre formulações bastante correntes acerca dos processos que levaram a antropologia a construir, e de determinado modo, a arte como objeto de reflexões. Em seguida é desenvolvida a hipótese de haver razoável intersecção entre o objeto da antropologia da arte e o da estética, apontando-se algumas implicações desta coincidência. Finalmente são sondados limites da abordagem da relação arte / vida social tal como proposta ou suposta nessas história da antropologia da arte, concentrando-se no discussão acerca da identidade étnica.

Biografia do Autor

Lígia Maria de Souza Dabul, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), especialização em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da UFRJ, mestrado em Artes Visuais - Área Antropologia da Arte - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Nectar - Núcleo de Estudos Cidadania, Trabalho e Arte. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Arte e Antropologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia e antropologia da arte, artista, arte contemporânea, artes plásticas, sociologia da arte, sociologia dos públicos e do lazer, e em métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFF. Como bolsista do CNPq, esteve em programa de pós-doutorado na School of Social Sciences da University of Manchester, à qual vinculou-se como Honorary Fellow. Na Inglaterra, esteve também vinculada como Visiting Scholar ao Department of Sociology da University of York. É poeta. Tem poemas em livros, revistas e jornais literários.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Dabul, L. M. de S. (2019). Objeto de Classe: Forma e Universalidade: Refletindo Sobre Histórias da Antropologia da Arte. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 99 a 114. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43051