Evans-Pritchard: Ação e Estrutura

Autores

Resumo

O artigo pretende analisar o relação entre ação e estrutura na obra de Evans·Pritchard. Para tanto, foi necessário fazer uma pequena história da noção de estrutura na "escola britânico", partindo do precursor, Durkheim. Proponho uma nova leitura das idéias do autor, alegando que, a sua maneira, Evons-Pritchard dá uma resposta aos dilemas de opções teóricos entre "ação e estrutura".

Biografia do Autor

Igor José de Renó Machado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado em Antropologia Social (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos e coordenador do Laboratório de Estudos Migratórios (LEM/UFSCar). É coordenador do grupo de pesquisa CNPq "Antropologia das migrações". É diretor do LIDEPS/UFSCar e já foi chefe de departamento, coordenador da Pós-Graduação e Diretor da Editora da UFSCar. Tem estabelecido intercâmbios regulares com a antropologia portuguesa e publicado com frequência nos dois países.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração brasileira, estereótipos, identidade e Imigração brasileira em Portugal.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Machado, I. J. de R. (2019). Evans-Pritchard: Ação e Estrutura. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 125 a 135. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43054