Secularização e Modernidade Religiosa

Autores

  • Fatima Regina Gomes Tavares Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Resenha de Júlia Miranda, Horizontes de Bruma: os limites questionados do religioso e do político. São Paulo, Maltese, 1995.

Biografia do Autor

Fatima Regina Gomes Tavares, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, onde também obteve os títulos de Mestre em Sociologia e Doutora em Ciências Humanas (Antropologia). Realizou estágio de doutorado na École des Haute Études en Sciences Sociales em Paris entre 1996 e 1997. Em 1999 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF e em 2005 passou a atuar no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição, onde permaneceu até 2008, sendo redistribuída para a Universidade Federal da Bahia em 2009, onde é Professora Titular no Departamento de Antropologia e Etnologia. Tem desenvolvido pesquisas na confluência entre religião e saúde; religião e espaço público; campo religioso brasileiro; redes de cuidado em quilombos. Co-coordena o Grupo de Pesquisa Observabaía (Observatório de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais da Bahia de Todos os Santos). Atua nas áreas de Antropologia da Saúde, da Religião voltada para a compreensão de práticas tradicionais e contemporâneas em saúde e desenvolvimento comunitário. Seus trabalhos enfocam os seguintes temas: novas religiosidades, movimento nova era, religiões afro-brasileiras, juventude e religião, mídia e religião, turismo religioso, festas, terapêuticas alternativas, Estratégia Saúde da Família, saúde e religião em quilombos.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Tavares, F. R. G. . (2019). Secularização e Modernidade Religiosa. Revista De Ciências Sociais, 27(1/2), 147 a 149. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43057