O Verbo Encantado

Imagens do Padre Cícero na Literatura de Cordel

Autores

  • Francisco Régis Lopes Ramos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Nos versos da "literatura de cordel", Pe. Cícero ganha consistência tal como deseja o imaginário dos devotos. Nessa perspectiva, as "histórias" do poeta popular guardam íntima relação com a vontade de construir um protetor de imperecível poder. É plausível inferir que tais narrativas são formas de fornecer sentido para o existente, alimentando fé e esperança em face do imponderável desenrolar do tempo. Percebe-se que a cultura dos fiéis produz verdades que, em certa medida, seguem os princípios do relato hagiográfico.

Biografia do Autor

Francisco Régis Lopes Ramos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular do Departamento de História da UFC e pesquisador do CNPq com bolsa produtividade (nível 2) Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, escrita da história, tempo, literatura e museu.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Ramos, F. R. L. (2020). O Verbo Encantado: Imagens do Padre Cícero na Literatura de Cordel. Revista De Ciências Sociais, 26(1/2), 71 a 83. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43229