Padre Cícero e seu Espírito Público

Autores

  • Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Estudo crítico da correspondência mantida pelo Padre Cícero, ressaltando os questões que o inquietavam, seu espírito público e sua índole missionária. Anexa índice das Pastas e Arquivos do Padre Cícero depositado em Juazeiro do Norte.

Biografia do Autor

Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação: Bacharelado e Licenciatura em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Ceará (1956-1960); Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1961-1965); Especialização em Epistemologia Genética e Sociologia na Sorbonne (1959-1960); Especialização em Pesquisa Educacional na Universidade de São Paulo, em regime de internado, com bolsa da UNESCO (1962); Doutorado em Sociologie de La Connaissance - Université Francois Rabelais, de Tours-França (1974-1976) e Pós-Doutorado em História Antropológica, com Jacques LE GOFF e equipe do Grupo do Imaginário Medieval, da EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales), Paris; e em História Moderna das Idéias Religiosas (séculos XIV-XVIII), com Jean DELUMEAU, do Collège de France [1989 e 1990]. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará. Por votação unânime do Conselho Universitário, foi-lhe outorgado o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará, desde 2004. É membro efetivo do Instituto Histórico do Ceará, da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Ciências. É membro titular da A.I.S.L.F. (Association Internationale des Sociologues de Langue Française). E membro do Conselho Editorial de duas dezenas de periódicos acadêmicos. Tem experiência na área de Epistemologia e lógica da ciência, de Literatura e Estética, de Antropologia e História, com ênfase em Imaginário Social, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do pensamento brasileiro, arte e sociedade, cultura brasileira, historiografia crítica do Brasil e sociologia do campo intelectual.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Bezerra de Menezes, E. D. . (2020). Padre Cícero e seu Espírito Público. Revista De Ciências Sociais, 26(1/2), 84 a 89. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43230