Batman - o retorno da violência na ordem e na desordem

Autores

  • Andréa Borges Leão UFC

Resumo

Sair do cinema é como abandonar um estado de semihipnose. O espetáculo fascinante de pouco mais de duas horas, a indolência produzida pelo escuro da sala, a mobilidade e o colorido das figuras desfilando aos nossos olhos, sem que façamos nenhum esforço da poltrona de espectadores, colaboram para o relaxamento dos sentidos. Sem que percebamos, no decorrer da projeção, irrompem reflexões atentas. Com uma preguiça no corpo, saquinho de pipoca na mão e algumas ideias na cabeça, ficamos siderados por todo esse "festival de afetos a que chamamos filme" (BARTHES, 1980). Foram essas sensações que experimentei ao assistir à película "Batman - O Retorno"..

Biografia do Autor

Andréa Borges Leão, UFC

Sou pesquisadora do CNPq, Bacharel e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizei estágio pós-doutoral em História Cultural no CRBC, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sobre as coleções literárias infantis da Livraria Garnier, e no Centre d'Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines, da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, sobre as edições brasileiras de Sophie de Ségur e Jules Verne. Em 2016, cumpri estágio de pesquisa no GEMASS, da Université de Paris, Sorbonne, sobre educação moral, raça e literatura nas trocas entre o Brasil e a França. Sou professora do Departamento de Ciências Sociais e do PPGS da Universidade Federal do Ceará. Lidero o G.E.C. C. A (Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte), com Enio Passiani (UFRGS). Participo dos grupos temáticos de pesquisa Processos Civilizadores, sobre a obra de Norbert Elias, La circulation transatlantique des imprimés et la mondialisation de la culture au XIXe siècle (1789-1914), coordenado por Márcia Abreu (IEL - Unicamp) e Jean-Yves Mollier (UVSQ), que está no ar no endereço http://www.circulacaodosimpressos.iel.unicamp.br/, e do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, coordenado por Edson Farias (UnB). Tenho experiência nas áreas de Sociologia e História, Sociologia e Cultura e Sociologia e Literatura, com ênfase em Literatura, Livro e Leitura, atuando nos seguintes temas: Sociologia e História Editorial Juvenil, Práticas Editoriais, Circulação Nacional e Transnacional da Cultura, do Conhecimento e da Literatura, Representações Literárias e Sociologia Histórica da Cultura.

Downloads

Publicado

2020-05-21

Como Citar

Leão, A. B. . (2020). Batman - o retorno da violência na ordem e na desordem. Revista De Ciências Sociais, 23(1/2), 227–238. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/44146