Serra dos Padres: refúgio e história. Uma aproximação etnográfica ao Memorial de Maria Moura

Autores

  • Andrea Lacombe

Resumo

Através do romance de Rachel de Queiroz – Memorial de Maria Moura – o presente artigo analisa a imagem da mulher brasileira manifestada nessa obra, no que diz respeito ao espaço que ocupa no contexto da família patriarcal e da sociedade brasileira. As diversas intrigas que, respondendo a modos particulares de desenvolvimento das relações sociais e políticas no Brasil, costuram a novela, são apresentadas paradigmaticamente como espelho da sociedade da época. A concepção das brigas e das questões que decorrem da história no Memorial de Maria Moura é o “fio condutor” das diferentes atribuições que a literatura sociológica e antropológica brasileira tem dado à mulher brasileira daquela época.

Biografia do Autor

Andrea Lacombe

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Lacombe, A. (2013). Serra dos Padres: refúgio e história. Uma aproximação etnográfica ao Memorial de Maria Moura. Revista De Ciências Sociais, 38(2), 66–72. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/532