Matadores de Aluguel: códigos e mediações. Na rota de uma pesquisa

Autores

  • César Barreira

Resumo

Este estudo tem como tema central analisar o matador de aluguel ou pistoleiro, personagem da sociedade brasileira, originário do espaço social agrário e da região Nordeste, privilegiando a compreensão dos códigos sociais de honra e vingança. O personagem que será trabalhado nesse artigo é o “braço armado”, o “autor material” dos crimes de mando, de crimes “de encomenda”, e, ou dos crimes de pistolagem. Nas últimas décadas os “crimes de pistolagem” deixam de ser um fenômeno, eminentemente rural, passando a ocupar espaços no cenário urbano. Um aspecto importante, é que não existe uma única conduta dos pistoleiros (matam os seus desafetos e os desafetos de outrem), como também, não existe uma única explicação para as suas ações delituosas. Neste sentido, se estes aspectos dificultam conclusões apressadas e formais, por outro lado, colocam o fenômeno dentro de uma complexa e rica rede de valores sociais.

Biografia do Autor

César Barreira

Professor titular de Sociologia e Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência, da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do CNPq.

Downloads

Como Citar

Barreira, C. (2013). Matadores de Aluguel: códigos e mediações. Na rota de uma pesquisa. Revista De Ciências Sociais, 37(1), 41–52. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/553