Quando as ciências sociais encontram a educação

(re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d01

Palavras-chave:

sociologia da educação, desigualdades sociais e educacionais

Resumo

A proposta deste dossiê foi privilegiar o diálogo entre as ciências sociais e a educação, mais especificamente os cenários de desigualdades de oportunidades educacionais que as pesquisas atuais têm se debruçado. Os cenários de desigualdades sociais e educacionais estão retratados nos artigos selecionados e trazem diversos elementos ainda relevantes no processo de produção e reprodução dessas desigualdades, como características de origem e características dos indivíduos e grupos pesquisados. Por fim, o presente trabalho apontará caminhos para pensarmos as que mesmo com avanços no âmbito das políticas educacionais ainda há arestas sociais que precisam ser superadas a fim de haver uma sociedade mais justa e democrática. 

Biografia do Autor

Sara Esther Dias Zarucki Tabac, UERJ

Doutoranda em Ciências Sociais PPCIS/ UERJ (2017/2021). Pesquisadora do LEPES - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Educação Superior - UFRJ e do grupo de pesquisa em Ciências Sociais e Educação (CSE -UERJ) .

Atualmente realizo pesquisas na área da sociologia da educação e desigualdades .
Destaco mais especificamente pesquisas sobre acesso e permanência de estudantes no ensino superior e a formação de professor de sociologia.

Currículo resumido: Doutoranda em Ciências Sociais PPCIS/ UERJ (2017/2021). Mestra em Ciências Socias PUC-Rio (2012), Especialista em Sociologia Urbana UERJ (2016), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais PUC-Rio (2009). Pesquisadora do LEPES - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Educação Superior - UFRJ e do grupo de pesquisa em Ciências Sociais e Educação (CSE -UERJ). Tenho farta experiência como docente em escolas, ONG’s e nas instituições públicas ALERJ e CMRJ. Atualmente realizo pesquisas, publicações e orientações na área da sociologia da educação e desigualdades escolares.

Ruth Maria Moraes Oliveira Prado, UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFRJ, linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais. Mestre em Educação pela UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - LEPES/UFRJ. Pesquisadora visitante na Universidade de Nova Iorque (New York University - NYU) em 2019, Programa Abdias do Nascimento/CAPES.

Referências

Não tem

Downloads

Publicado

2020-11-01

Como Citar

Dias Zarucki Tabac, S. E., & Oliveira Prado, R. M. M. . (2020). Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais" . Revista De Ciências Sociais, 51(3), 15–20. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d01

Edição

Seção

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c