Vozes Sociais na Imprensa: a sociedade no noticiário político

Autores

  • Malena Rehbein Rodrigues Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Teixeira de Barros
  • Cristiane Brum Bernardes

Palavras-chave:

Sociologia Política, Visibilidade Política, Sociedade Civil, Noticiário Político, Mídia e Política

Resumo

Estudo de cunho sociológico, com base em material publicado pelos principais jornais de circulação nacional sobre política. Análise fundamentada nas seguintes questões: (a) como se dá voz à sociedade no enquadramento noticioso? (b) em que fóruns os jornalistas recorrem às vozes da sociedade? (c) quais as fontes sociais às quais os jornalistas recorrem com mais frequência? (d) em quais agendas/temas a sociedade é reconhecida pela mídia como agente político relevante? (e) qual perfil dos agentes da sociedade aparece no noticiário político? Analisam-se efeitos simbólicos da cobertura jornalística e as consequências da apropriação deliberada de determinados filamentos discursivos de fontes da esfera civil. Conclui-se que, em longo prazo, a imprensa forma sensibilidades, percepções e discernimentos da população exposta de forma continuada à leitura dessas notícias políticas. Essas matérias são vistas como construções retóricas normativas e não como uma ementa da realidade.

Biografia do Autor

Malena Rehbein Rodrigues, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj)

Antonio Teixeira de Barros

Doutor Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB)

Cristiane Brum Bernardes

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj)

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Publicado

2017-01-16

Como Citar

Rehbein Rodrigues, M., Teixeira de Barros, A., & Brum Bernardes, C. (2017). Vozes Sociais na Imprensa: a sociedade no noticiário político. Revista De Ciências Sociais, 47(2), 16–62. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6341