A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise de suas transformações curriculares no tempo

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação de Professores de Ciências Sociais, Ensino de Sociologia, Ensino Superior, Pensamento Social

Resumo

O presente trabalho integra uma pesquisa mais ampla sobre a história das Ciências Sociais em Santa Catarina, cujo recorte se circunscreve, sobretudo nas Ciências Sociais desenvolvidas junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso que é aqui objeto de reflexão fora criado em 1973, tendo passado por inúmeras transformações desde então, tendo ocorrido sua última reforma curricular em 2006, sendo esse período entre a década de 1970 e os anos 2000 o recorte temporal aqui adotado a partir do exame de suas mudanças curriculares. Almeja-se desenvolver uma reflexão que possibilite compreender quais as diversas concepções de formação de professor de Ciências Sociais estavam em curso, e de como elas são transparecidas nos diversos desenhos curriculares, ao mesmo tempo em que se inserem numa dinâmica mais ampla das Ciências Sociais no Brasil. 

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2018-11-01

Como Citar

Oliveira, A. (2018). A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise de suas transformações curriculares no tempo. Revista De Ciências Sociais, 49(3_Nov/Fev), 429–453. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6690