Da caça às bruxas à caça ao menino afeminado:

um relato de memórias queer na escola

Autores

  • Marcelo Chaves Soares Centro Universitário Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.d04

Palavras-chave:

Teoria Queer, Memórias queer, Educação

Resumo

Este trabalho discute memórias de um professor que foi um menino afeminado na escola. Para tanto, faz uso de memórias do autor que também é sujeito da pesquisa e portador das memórias queer. Nesse contexto, narro minhas memórias e demonstro sua relação com a Teoria Queer, além de esclarecer a maneira negligente que a escola atuava e colaborava para a caça ao menino afeminado. Busca-se aporte teórico em Guacira Lopes Louro, Michel Foucault e Judith Butler para discutir o papel da escola na docilização de corpos, na produção dos gêneros, sexualidades e sujeitos nas estruturas de poder.

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Chaves Soares, M. (2021). Da caça às bruxas à caça ao menino afeminado:: um relato de memórias queer na escola. Revista De Ciências Sociais, 52(3), 97–110. https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.d04

Edição

Seção

Dossiê: Escola e LGBTfobia