Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia no contexto escolar de Crateús e Sertão dos Inhamuns

relatos de violência, resistência e construção de identidades LGBT+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.d02

Palavras-chave:

LGBTfobia. Educação. Mecanismos de Poder.

Resumo

O presente artigo é síntese de trabalho acadêmico realizado no contexto educacional de Crateús e Sertão dos Inhamuns, no Ceará. Relata situações de LGBTfobia a fim de evidenciar mecanismos de produção e reprodução dessa violência em diversos contextos e situações, ressaltando, deste modo, seu caráter estrutural. O estudo tomou por base o arcabouço teórico de Butler (2003), Preciado (2002), Foucault (2017) e Louro (1997; 2004) em relação ao estudo do gênero e da sexualidade, bem como da produção de mecanismos e discursos de poder. Outrossim, realizou-se entrevistas com pessoas LGBT+ da região. Concluímos que as diferentes situações de LGBTfobia experienciadas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e pessoas transgêneras no contexto educacional apontam para a emergência de que sejam viabilizados o debate e a formação continuada dos profissionais da Educação nas áreas de gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Marcela Bruna de Oliveira, Instituto Federal do Ceará - Tianguá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, com estudo nas áreas de gênero e sexualidade, onde foi bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC). Atualmente leciona no Ensino Básico pela rede pública municipal em Viçosa do Ceará e é estudante da graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês pelo Instituto Federal do Ceará, em Tianguá, e do curso de especialização em "Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais", na modalidade à distância, pela Universidade Federal do Ceará. 

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Oliveira, M. B. de, & Pinheiro Barbosa, L. (2021). Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia no contexto escolar de Crateús e Sertão dos Inhamuns : relatos de violência, resistência e construção de identidades LGBT+. Revista De Ciências Sociais, 52(3), 25–63. https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.d02

Edição

Seção

Dossiê: Escola e LGBTfobia