Autores de Autenticidade: articulação indígena no Ceará

Autores

  • Joceny de Deus Pinheiro Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

tradição, articulação, indiani- dade, Toré, Ceará.

Resumo

De 1980 a 2010, a performance do Toré, presente nas áreas indígenas do Ceará, tornou-se gradualmente conhecida entre lideranças de movimentos sociais, autoridades e membros da imprensa local. No entanto, apesar de visto por muitos como a forma mais difundida de atuação da indianidade no estado, a eficácia do Toré, no que tange à sinalização de uma fronteira cultural entre população indígena e não-indígena, permanece incerta. Afinal, o que é o Toré? Trata-se de uma prática ancestral, de uma invenção cultural inédita e recente, ou de uma re-invenção de formas culturais já existentes? Seria possível pensar a dança fora destes quadros explicativos, os quais fazem uso da idéia de continuidade e permanência ou, por oposição, de descontinuidade e invenção? Essas são questões que exploro no presente artigo.

Biografia do Autor

Joceny de Deus Pinheiro, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Antropologia Social com Mídia Vsual pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Como Citar

Pinheiro, J. de D. (2014). Autores de Autenticidade: articulação indígena no Ceará. Revista De Ciências Sociais, 43(2), 43–62. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/816